Seminário Educando para Liberdade abre inscrições
O evento tem como público alvo agentes prisionais, professores e profissionais dos órgãos públicos e privados que atuam na educação no sistema prisional. Entre seus objetivos está levantar propostas que subsidiem a formulação de políticas, programas, projetos e ações que transformem a realidade do Sistema Penitenciário atual.
O gerente da Escola Penitenciária, da Secretaria Adjunta de Justiça, Rowayne Soares Ramos, ressaltou a importância da construção de uma política pública integrada e cooperativa, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, e da administração Penitenciária.
“Estaremos estimulando os profissionais no desenvolvimento de projetos pedagógicos próprios para a educação prisional contemplando as diferentes dimensões da educação: escolarização, cultura, esporte, cidadania e trabalho e, propiciando uma política de formação continuada para os trabalhadores do Sistema Prisional”.
SISTEMA PRISIONAL – De acordo com análise do nível de instrução dos educandos reclusos, feita pela Sejusp, das 8.617 pessoas presas até setembro de 2007, 10,4% são analfabetas, 14,8% são alfabetizadas, 40,6% possuem ensino fundamental incompleto, 14,7% o ensino fundamental completo, 10,5% possuem ensino médio incompleto, o que equivale a, 91% dos educandos reclusos que não concluíram a Educação Básica.
Do total dos educandos reclusos 8% possuem o Ensino Médio completo e apenas 1% concluíram o Ensino Superior.
Os números, segundo o gerente da Escola Penitenciária, Rowayne Soares Ramos os números indicam um desafio. “Precisamos avançar na consolidação de uma política estadual de educação de jovens e adultos do sistema penitenciário. Esses números evidenciam a necessidade de expandir a interlocução e fortalecer o diálogo com todos os atores envolvidos na efetivação do direito à educação dos jovens e adultos privados de liberdade, tais como universidades, organismos internacionais, iniciativa privada, organizações governamentais e não-governamentais, sociedade civil, gestores educacionais e gestores da administração penitenciária, educadores, agentes penitenciários e pesquisadores”.
INSCRIÇÕES – As inscrições para o seminário podem ser feitas no site da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), no endereço www.seguranca.mt.gov.br. http://www.uniorka.com.br/orka_reserva/seminario/formulario_reserva.php
Comentários