Agrishow Cerrado 2008 em Mato Grosso é cancelada novamente
Pelo segundo ano consecutivo foi cancelada a Agrishow Cerrado 2008. A notícia foi divulgada na manhã de hoje por Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT. Segundo ele, esta decisão foi tomada após profunda análise da conjuntura entre as entidades envolvidas na realização da feira: a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Associação Brasileira de Agrobusiness (Abag), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), Sociedade Rural Brasileira (SRB) e Fundação MT.
“Ainda que tenhamos feito um esforço para realizar a feira em Rondonópolis, isso não foi possível, porque chegamos a conclusão juntamente com as associações envolvidas que ainda existe um endividamento agrícola muito grande”, explicou Ribeiro.
A crise da agricultura refletiu nas duas últimas edições da Agrishow Cerrado, a de 2005 e de 2006. De acordo com a Abimaq mesmo diante de consistentes sinais de recuperação da rentabilidade dos produtores, a edição de 2007 e de 2008 foram suspensas por consenso, após constatação de que não havia ainda clima para a retomada dos investimentos.
“A diretoria da Abimaq, ao fim de um longo processo de análise e reflexão, entendeu que era chegada a hora de adequar a Agrishow aos novos tempos, atendendo, principalmente, aos reclamos dos fabricantes de tratores, colheitadeiras, máquinas e implementos que dizem impedidos, por motivos econômicos, de participar diretamente de todas as feiras do atual Sistema Agrishow”, afirmou em carta enviada à Fundação MT, Luiz Aubert Neto, presidente da Abimaq. Além da Agrishow Cerrado, foram canceladas também as feiras de Rio Verde (GO) e de Luiz Eduardo Guimarães (BA).
Na coletiva de imprensa, Ribeiro informou que o cancelamento da Agrishow 2008 não inviabilizará a difusão de tecnologia feita pela Fundação MT. Portanto, produtores rurais e equipe não ficarão sem receber informações técnicas que o ajudam a ter melhor produção e rentabilidade.
“Já temos o calendário de atividades para 2008 pronto. Levaremos informações tecnológicas através do TecnoCampo que começa em janeiro, dos Dias de Campo, no Encontro Técnico, nas realizações dos Fundação MT em Campo e ainda por meio do Boletim de Pesquisa, informativos da Fundação MT e pelo site da entidade”, reforçou Ribeiro.
Participaram também da coletiva, Elio Rasia, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, e João Carlos Diel, coordenador da Comissão de Seguro Rural e Comercialização da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja).
Comentários