Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Novembro de 2007 às 10:05

    Imprimir


O jornal argentino Clarín afirma nesta quarta-feira que Argentina e Brasil estão "condenados a viver lado a lado", e por isso devem aproveitar as oportunidades de alcançar crescimento econômico conjunto.

Em editorial, o diário ressalta que o novo governo argentino, que será encabeçado a partir de 10 de dezembro pela atual senadora Cristina Kirchner, pretende "reforçar as relações com o país vizinho, retomando a ênfase nos programas de cooperação econômica".

O Clarín lembra que, na terça-feira, Cristina Kirchner fez uma visita-relâmpago a Brasília, em que discutiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "projetos de cooperação em questões cruciais como energia, indústria e tecnologia".

"Embora nas décadas passadas o avanço brasileiro nesses campos tenha sido substancialmente maior que o da Argentina, nosso país tem, ainda assim, capacidade para colaborar em eventuais iniciativas conjuntas, especialmente no campo da energia atômica", diz o editorial.

"Em outros, como a exploração de hidrocarbonetos mar adentro, depende da tecnologia e apetite para investimentos do país vizinho."

Para o Clarín, "Argentina e Brasil não apenas estão condenados a viver lado a lado, mas têm maiores possibilidades de crescimento econômico e desenvolvimento social se cooperarem no aproveitamento dos recursos".

"É de se esperar que os propósitos enunciados em Brasília não tenham o destino de outros similares, que se frustraram mais por falta de vontade política que de condições objetivas."





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197617/visualizar/