Negros de MT ainda sofrem forte discriminação
O setor do comércio é o que mais comete este tipo de crime, em dois extremos diferentes. Um deles é observado na contração de pessoal. O outro quando o negro está na condição de cliente. Conforme o presidente da entidade de defesa, Pedro Reis, nos shoppings centers é comum os funcionários tratarem de forma "diferente", "desdenhar" ou questionar insistentemente a "forma de pagamento". Brincadeiras envolvendo "negrinha" ou "macaca" também são corriqueiras, no ambiente de trabalho.
"É complicado a gente provar uma ofensa como essa, mas a situação só vai mudar quando todos começarem a denunciar, porque quem praticou vai pensar duas vezes antes de se comportar assim".
No Brasil, racismo é crime inafiançável e imprescritível, ou seja, é conduta de natureza grave, que não permite ao agressor livrar-se da prisão (em flagrante) mediante pagamento de fiança e nem o Estado perde o direito de punir ou de aplicar a punição, com o decorrer do tempo.
Na avaliação de Pedro, o fato de ser considerado crime e sendo um dos poucos de natureza inafiançável e imprescritível revela que a prática do racismo está caracterizada na sociedade brasileira e é considerada repugnante.
Comentários