Ministro da Educação participará de conferência de educação em MT
A assessoria do Ministério da Educação (MEC) confirmou há pouco que o ministro Fernando Haddad estará em Cuiabá no dia 28 de novembro. O ministro participará da abertura da Conferência Estadual de Educação Básica, que será realizada de 28 de novembro a 1° de dezembro, na capital de Mato Grosso.
A Conferência Estadual da Educação Básica, com caráter deliberativo, apresentará, a partir de um diagnóstico da realidade educacional brasileira, um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais no âmbito da Educação Básica em Mato Grosso.
Desde o mês de outubro estão sendo realizados diversos fóruns regionais em todo o Estado, com o objetivo de preparar todos os municípios e sociedade civil organizada para a Conferência Estadual. Nove dos 14 municípios pólos que restam para concluir os encontros regionais encerrarão as atividades até 22 de novembro.
A Conferência Estadual da Educação Básica irá desenhar os ideais propostos para a educação no Estado a partir do regime de colaboração. Cerca de 400 pessoas participarão das discussões que vão servir de referência na Conferência Nacional de Educação, em abril de 2008.
Alta Floresta, Barra do Garças, Juara, Rondonólis, Sinop e Tangará da Serra são alguns dos municípios que já realizaram os debates regionais e se preparam para a participação na Conferência Estadual.
A Conferência Estadual da Educação Básica busca a construção de um Sistema Estadual Articulado de Educação; garantir a democratização da gestão e da qualidade social da educação básica; definir parâmetros e diretrizes para contribuir com a qualificação do processo de ensino e aprendizagem; e apontar os requisitos básicos para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão social, de forma articulada, entre os sistemas de Ensino.
Além do eixo principal, que abordará o regime de colaboração, norteiam as discussões os temas inclusão e diversidade na Educação, formação e valorização profissional, democratização da gestão e qualidade social da Educação e os desafios da construção de um sistema nacional articulado de Educação.
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