Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 18:05

    Imprimir


O total de acidentes na aviação civil do Brasil, em 2007, atingiu o maior nível em dez anos. Reportagem da Agência Brasil informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 78 acidentes aéreos civis até 8 de novembro. O número é o maior desde 1996, quando houve 82 ocorrências. O maior número de acidentes da série da Cenipa foi registrado em 1990, quando ocorreram 188 acidentes.

Dos 78 acidentes registrados neste ano, 26 foram fatais e 30 ocorreram na aviação geral, que não engloba a aviação militar nem a de vôos regulares e comerciais. Do total, 62 acidentes aconteceram em aviões e 16, em helicópteros. Por causa do desastre com o Airbus da TAM, em São Paulo, o número de mortos subiu para 262, o maior registrado desde o início das análises do Cenipa, em 1990.

Desde 1995, o total de mortes só foi maior que cem por três vezes, influenciados por três graves acidentes na aviação regular brasileira. Em 1996, o número de mortes chegou a 188, sendo 99 apenas no acidente com o Fokker 100 da TAM, que caiu em São Paulo. No ano passado, morreram 215 pessoas em acidentes aéreos, 154 delas na queda do avião da Gol em Mato Grosso.

De acordo com a Agência Brasil, o Cenipa define um acidente aeronáutico “como toda ocorrência relacionada com a operação de uma aeronave”, inclusive durante o embarque e desembarque dos passageiros. Para caracterizar o acidente, é necessário ocorrer uma lesão grave ou morte, desaparecimento ou danos à aeronave.

Apesar dos acidentes, representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) e do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) afirmam que a aviação civil brasileira é uma das mais seguras do mundo.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197816/visualizar/