Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 18 de Novembro de 2007 às 14:09

    Imprimir


No Nordeste setentrional, mais da metade dos equipamentos instalados para irrigação em 60 mil hectares estão parados, segundo reportagem da Folha de S.Paulo.

Na região, onde as chuvas são esparsas e o clima predominante é o semi-árido, 30.880 hectares estão sem plantio algum, de acordo com dados do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas).

Sem irrigação, pequenos produtores só podem esperar a chuva, que nem sempre é suficiente, para o plantio de subsistência de feijão, milho e mandioca.

As explicações para a ineficiência do uso das áreas já prontas para irrigar são várias. Para o diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, em alguns casos há falta d'água e em outros há falta de interesse de agricultores ou empresários em investir, dificuldades para conseguir crédito ou mesmo problemas de gestão.

Além disso, de acordo com agricultores ouvidos pela Folha, há também indícios de especulação imobiliária, principalmente em áreas que serão beneficiadas pelo projeto de transposição do rio São Francisco e que terão seu potencial hídrico triplicado quando a obra estiver pronta.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197972/visualizar/