Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 18 de Novembro de 2007 às 11:06
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


A pesquisa feita pelo Senai sobre o mercado de trabalho também aponta outro fato importante: a falta de mão-de-obra especializada empurra os salários para o chão. Cerca de 50,5% da população ocupada no período analisado recebiam no máximo dois salários mínimos, segundo a pesquisa do Senai. A ausência da mão-de-obra qualificada é apontada pelos empresários como um dos entraves à modernização tecnológica no setor industrial. Falta uma cultura empresarial de investimento na capacitação profissional e muitos profissionais são importados de outros estados e até mesmo de outros países para preencher lacunas no quadro pessoal.

M.S., 39, passou 10 meses desempregado. Ele tem apenas o segundo grau completo e alguns anos de experiência em lojas varejistas como almoxarife e assistente administrativo. Depois que foi dispensado pela última empresa não conseguia mais lugar no mercado. Nunca fez qualquer curso profissionalizante. Quando esteve desocupado, não utilizou os recursos do seguro-desemprego para investir na qualificação. Ele acredita que só voltou ao mercado porque a concorrência entre as grandes empresas do setor está mais acirrada com a chegada das Casas Bahia no Estado.

Mas há trabalhadores que sabem que fortalecer o currículo profissional é uma alternativa para se manter empregado e progredir. Wellington Vieira dos Santos, 21, é operador de máquinas da Ambev, empresa que investiu na capacitação do jovem. Ele, que ganha em torno de R$ 700, espera que com o curso de eletromecânica possa mudar de função e aumentar o salário em torno de 30%.

O diretor regional do Senai, Gilberto Gomes de Figueiredo, explica que o mercado busca pessoas jovens porque elas são mais dinâmicas e têm facilidade de assimilar novas tecnologias. Com a modernização das fábricas, as empresas passaram a exigir dos candidatos cohecimentos de informática e microeletrônica. (DS)





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/197987/visualizar/