Mato-grossenses cruzam fronteira com a Bolívia para obter cirurgias gratuitas
Quatro mil brasileiros já cruzaram a fronteira com a Bolívia para conseguir tratamento médico de graça. Um grupo de pacientes aproveitou o feriadão para fazer cirurgia de catarata.
De ônibus, eles seguiram pela BR-070 rumo à Bolívia. "Vale à pena, porque eu estou precisando de óculos", diz uma das passageiras. Os ônibus cruzam a fronteira e param em San Matias. Os brasileiros desembarcam no único hospital da cidade. Uma avaliação médica identifica o tratamento para cada paciente. E o idioma não atrapalha.
Em San Matias, na Bolívia, o atendimento é de graça até para quem vem de fora. E quando for constatado que o problema é catarata, o paciente já faz os exames pré-operatórios. Se não houver nenhum impedimento, a cirurgia é realizada no mesmo dia.
As cirurgias estão sendo feitas por 25 médicos cubanos por meio de um convênio firmado entre os dois países. O que atrai os brasileiros é a agilidade, já que em San Matias não tem burocracia. Após a cirurgia, os pacientes recebem as orientações necessárias e remédios também de graça.
O programa Operação Milagre começou em agosto deste ano. Dona Alelaide (82) estava quase cega. Fez a cirurgia de catarata há dois meses e agora encontrou novamente a alegria de viver. "Eu olho por toda a parte e agora enxergo longe. Estou feliz”, comemora ela.
O Ministério da Saúde informou que o Sistema Único de Saúde realiza 450 mil cirurgias de catarata por ano. Ainda de acordo com o ministério, as filas diminuíram muito e se ainda existem problemas são localizados.
Comentários