Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 17 de Novembro de 2007 às 13:34
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Criada pelo Ministério da Justiça, a Polícia Comunitária busca a interlocução entre a segurança pública e a comunidade, através da troca de saberes e experiências. A filosofia comunitária parte da premissa de que ações de combate ao crime e a violência devem ser discutidas com a comunidade e voltadas aos problemas locais.

É buscando colocar em prática esses ideais que mais de 500 profissionais de diversos segmentos da sociedade e da área de segurança pública, foram capacitados este ano em Mato Grosso. Ao todo, foram 16 turmas, capacitadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria de Polícia Comunitária.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito, o Governo está buscando melhorar a eficácia no combate à criminalidade com ações de integração das Polícias. “Essas ações integram cada vez mais as bases de Segurança Pública, seja Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, ou Perícia Técnica e buscando a participação ativa da comunidade”, disse o secretário.

Em Cuiabá, duas turmas estão em andamento no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) do bairro Planalto. Uma de nível estratégico, com 51 alunos, visa à formação de Promotores de Polícia Comunitária, destinado a delegados, oficiais superiores da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. As aulas são ministradas, no período noturno, por profissionais da área de segurança pública qualificados pela Senasp e finalizam no próximo dia 22.

A outra, tem 56 alunos, objetiva formar multiplicadores de Polícia Comunitária, destinada à capacitação de policiais civis, militares, federais, federais rodoviários, bombeiros, guardas municipais, lideranças comunitárias e religiosas para exercerem a segurança pública, dentro da filosofia de polícia comunitária. As aulas acontecem durante o dia e terminam em 29 de novembro.

Até o final do ano mais três turmas passaram pela formação; duas na Capital e uma no interior do Estado.

“O curso visa levar aos alunos conhecimentos multidisciplinares, qualificando líderes para atuar juntos com os órgãos de segurança pública, dentro da filosofia de Polícia Comunitária”, destacou o coordenador de Polícia Comunitária, tenente coronel PM Gley Alves de Almeida Castro.

Em Mato Grosso, a proposta é capacitar mil alunos em 20 etapas do curso, cada etapa com carga horária de 40 horas/aulas onde são trabalhados seis grandes temas: Direitos Humanos; Relações Interpessoais e Formas de Intervenção; Gestão pela Qualidade na Segurança Pública; Mobilidade Social e Estruturação de Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s); Mediação de Conflitos; Polícia Comunitária e Sociedade.





Fonte: PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198060/visualizar/