Censo mostra que caíram matrículas em Mato Groso
Coordenadora do Censo Escolar em Mato Grosso, Josinete Aparecida da Silva Ferraz enfatiza que os dados ainda estão sendo tabulados e que a redução apresentada pode ser consequência do novo sistema de coleta implantado este ano, que não permite, por exemplo, duplicidade de matrículas. Ela destaca ainda que a redução não pode ser vista, pelo menos antes da análise efetiva dos dados, como evasão de alunos do sistema público de ensino.
"No sistema antigo o pai fazia matrícula em duas ou três escolas para garantir a vaga para seu filho. A criança ia para uma escola e nas outras ficava constando a matrícula. Como este novo sistema, quando o aluno faz sua matrícula ele recebe um número identificador, que vale para todo o país. Em qualquer lugar que ele for estudar, é este número que vai valer. Ou seja, não há mais como ter duplicidade nos números".
A coordenadora afirma que este novo sistema, o Educacenso, traz vários avanços. Primeiro porque trará dados reais sobre o ensino no Brasil. Ela destaca ainda que com este número identificador que o aluno recebe, o poderExecutivo poderá, inclusive, auxiliar outros órgãos. "O Ministério Público, por exemplo, as vezes queria saber de uma criança. Dava o nome e não tínhamos como saber onde ela estava. O novo sistema vai permitir isso de forma on-line".
Estes primeiros dados divulgados poderão ser conferidos até o dia 14 de novembro. No dia 30 de dezembro serão divulgados os dados oficiais sobre a educação pública no Brasil.
Josinete Ferraz cita ainda que entre as metas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está a implantação de internet em todas as escolas de Mato Grosso. Com isso de fato implementado, as escolas farão a atualização constante do sistema e os dados serão cada vez mais reais.
Comentários