Conferência Regional em Diamantino debate Educação e Representantes
Organizada em conjunto pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Mato Grosso (Sintep/MT), pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), pela Secretaria Municipal de Educação, os dois últimos de Diamantino, a Conferência foi aberta com emocionante apresentação do coral dos cursistas de Libras, coordenados pela professora Rose Marie, a Marizinha. Ainda na parte da manhã, duas palestras: uma com o presidente do Sintep, Gilmar Soares Ferreira, e outra com a secretária adjunta de Política Estadual da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Defensora da criação de um sistema articulado de ensino no País, Rosa Neide falou sobre a importância da discussão dos sistemas e das políticas públicas para a educação. “Hoje cada município é um sistema, cada estado outro sistema e a própria federação, um outro. Ou seja: temos três sistemas em cada estado e, às vezes, eles não se falam. Então os recursos públicos e a própria tecnologia que se tem à disposição ficam à deriva nesse processo. O sistema articulado busca corrigir essa discrepância, proporcionando uma escola com mais qualidade”, explicou.
Gilmar, por sua vez, ressaltou a falta de investimentos como fator primordial para o cenário desolador da educação no Brasil atualmente. “Não há como mudar essa realidade sem aumentar os investimentos na educação. Os países que hoje são de ponta, que têm de fato uma educação de qualidade, não o fizeram sem investimento de, no mínimo, 15% do PIB. O Brasil investe apenas 3,8% do seu PIB, ou seja, é uma vergonha para quem quer colher, de fato, algo de positivo na educação, investir só 3,8% do PIB”, reclamou.
Já a secretária municipal de Educação, Rosi Parma Timidati, disse que, na atualidade, a “menina dos olhos” no âmbito do ensino é a questão da educação infantil, pois se trata da base de formação do cidadão. “Trataremos da gestão democrática também, que não envolve só eleição nas escolas. É mais amplo e passa pela definição de políticas pedagógicas voltadas à educação infantil, à própria educação de jovens, adultos e idosos”, lembrou.
Representante de Nova Mutum, a assessora pedagógica Laídes Baumann disse que o grande trunfo da Conferência Regional é a possibilidade do debate sobre a melhoria da educação. “Em todos os Centros de Formação estão acontecendo esses encontros para que possamos discutir vários pontos ainda que estão faltando para melhorarmos e implementarmos a questão da qualidade nas escolas, tanto a parte da gestão democrática, principalmente nas escolas estaduais, como as parcerias com os municípios de cada região”.
Oportunidade ao colóquio
A parte vespertina da Conferência Regional, que se iniciaria por volta das 14 horas, ficou reservada aos grupos de discussão, muito apropriadamente denominados pela organização como colóquios. Foram criados dez, com os seguintes temas: “O papel das TICs na educação e a inclusão digital”; “Transversalidade da educação especial na educação básica”; “Gestão democrática das escolas e dos sistemas de ensino: relação entre sujeitos e as instâncias de participação”; “As tecnologias e conteúdos multimidiáticos na educação básica”; “Educação infantil em novas perspectivas”; “Ensino médio integrado e educação profissional”; “Ensino fundamental de nove anos”; “Educação de Jovens e Adultos”; “Currículo, tempo e espaço”; e “Leitura: promoção e formação de mediadores”.
A Conferência Regional deve terminar por volta das 18 horas, com a divulgação dos delegados que representarão o Médio Norte na Conferência Estadual, em Cuiabá, onde, aí sim, serão eleitos os delegados do Mato Grosso para a Conferência Nacional, programada para abril de 2008, em Brasília.
Comentários