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Cidades/Geral
Sexta - 17 de Maio de 2013 às 23:13

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A Associação Mato-grossense dos Municípios recebeu nesta sexta-feira (17) a visita de representantes da Federação Goiana de Municípios, que vieram a Cuiabá conhecer os serviços oferecidos pela instituição. O superintendente da AMM, Darci Lovato, que representou o presidente da instituição, Valdecir Luiz Colle, Chiquinho, ressaltou que a entidade, que completou 30 anos este mês, tem o papel político e institucional, representando todos os municípios junto aos demais poderes.
 


Segundo Darci, uma das propostas da atual gestão é implantar o sistema de vídeoconferência, que permite maior interação com os municípios, sem custos de deslocamento.
 


A consultora contábil Waldna Fraga apresentou os serviços da AMM, desde o orçamento, o organograma da entidade, o cadastramento de projetos nos sistemas Siconv, Sigcon, FNDE e outros. Ela falou também sobre os setores da instituição.
 


O desenvolvimento econômico atua em parceria com as prefeituras para fomentar o desenvolvimento dos municípios. AMM lançou um mapa para identificar os principais aspectos econômicos, as culturas agrícolas, industriais, pecuária e o potencial turístico dos municípios.
 


Ela destacou também os projetos de agroindústrias baseados na vocação e potenciais, seguindo normativas e dos sistemas de inspeção. A iniciativa visa industrializar a produção e oferecer alternativas econômicas aos municípios.
 


Para fomentar o desenvolvimento econômico dos municípios, a AMM criou em 2005 em parceria com o governo do Estado, 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental, todos com personalidade jurídica. Através deles, são realizados os planos de saneamento básico, aterros sanitários, recuperação de estradas vicinais, entre outras atividades.
 


O trabalho desenvolvido por cada coordenadoria e gerência da AMM, como a de Comunicação, Capacitação, Jurídico, AMM-Previ, técnica operacional, além do escritório de representação em Brasília, também foram apresentados. O escritório da instituição em Brasília conta com profissionais capacitados à disposição para problemas de logística e acompanhamento nos ministérios.
 


A intenção da equipe da Federação Goiana de Municípios, foi de conhecer os resultados e o trabalho da instituição. Os técnicos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e comparar realidades. Além de viabilizar possíveis parcerias para implantação no seu estado.
 


O presidente da Federação Goiana de Municípios, Divino Alexandre da Silva, destacou o trabalho desenvolvido pela AMM e disse que agora vai apresentar aos filiados da entidade o modelo de trabalho. “Somos estados vizinhos e não precisamos procurar soluções em São Paulo ou Rio de Janeiro, a solução pode estar no estado ao lado”, assinalou.
 


Participaram da reunião o presidente da Federação Goiana de Municípios, Divino Alexandre da Silva, o superintendente de Relações Internacionais, Haroldo Naves, o diretor Executivo e Financeiro da entidade, Gilmar Alves da Silva, a secretária Executiva, Meire Andrade, o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da república, Adailson Vilas Boas, além da diretora institucional da AMM, Lieda Rezende Brito.
 


Central de Projetos – Os visitantes demonstraram muito interesse pela Central de Projetos, instituída em 2011. Atualmente a Central conta com uma equipe composta por 45 profissionais, entre eles, engenheiros civis, sanitaristas, eletricistas, arquitetos e urbanistas. Onze deles foram disponibilizados pelo Governo do Estado por meio de convênio. Eles trabalham de forma sincronizada, para elaborar projetos executivos, que visam fornecer aos municípios as condições de pleitear recursos para a execução de obras. Há, inclusive, a disponibilidade de um profissional que atua na adequação para o combate a incêndios.
 


Os projetos atendem demandas nas áreas de saúde, educação, social, agroindústria, esporte, lazer e turismo. O atendimento inclui trabalhos para pavimentação de perímetro urbano, galerias pluviais, sistema de abastecimento de água, sistema de esgoto e aterro sanitário.
 


Além da elaboração, os profissionais também atuam no acompanhamento da execução, inclusive em casos de licenciamento ambiental. Todo processo leva em média 20 dias. Em 2012 foram entregues 1370 projetos. Para esse ano, a meta é superar os números anteriores. Os prefeitos podem acompanhar o acompanhamento dos projetos por meio do Sistema de Acompanhamento de Gestão, o SGA, ou “Cartão Prefeito”.





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