São José do Rio Claro ganha sua própria revista
Foi lançada nesta semana a revista Nossa Terra. Idealizada e desenvolvida pela assessoria de imprensa da Prefeitura de São José do Rio Claro, a publicação tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados pelo poder executivo, legislativo e acontecimentos culturais do município.
Foram dois meses de trabalho coordenados pelo jornalista e fotógrafo Marcelo Lima e pelo radialista José Maria. O projeto gráfico e a diagramação foram feitos por Anderson Calixto. “São 40 páginas coloridas e nosso projeto é de que ela seja bimestral”, informou Calixto. “Tivemos muito cuidado em valorizar as fotografias porque sabemos que mais que o texto em si, elas valorizam as pessoas e os trabalhos que estavam realizando e foram retratados”.
José Maria lembrou que muito da linha editorial da revista foi influenciada pela linguagem dinâmica usada no radialismo. “Nós já fazemos uma programação onde valorizamos a cultura local, seja através dá música raiz ou de entrevistas com os cidadãos que fazem parte da própria história do município. Na escolha das pautas da revista procuramos seguir a mesma linha de raciocínio”.
Iniciativa inédita e sem fim comercial, a publicação da revista Nossa Terra vem de encontro a uma necessidade básica do cidadão rioclarense já que se torna mais uma opção de veículo de comunicação na cidade. “As pessoas até então podiam apenas optar por dois ou três jornais quinzenais e que, em sua maioria, tratam apenas de política ou casos policiais. O que tentamos fazer foi valorizar um lado de Rio Claro que até então estava esquecido: sua cultura e seus moradores”, explicou Lima.
“Nossa revista fala sim de política por expor os trabalhos realizados pela prefeitura e suas secretarias e também os projetos e ações dos vereadores. Mas, folheando Nossa Terra, as pessoas vão perceber que assuntos que fogem completamente destes tópicos também estão lá, como matérias para e também escritas por adolescentes, dicas de saúde, cultura e espaço para os moradores dos bairros expressarem as suas opiniões”, completou o jornalista.
O prefeito Massao Paulo Watanabe, um dos principais apoiadores do projeto, ressaltou que a diversidade e a concorrência na mídia são essenciais para o exercício da democracia. “Hoje nossa cidade, além dos jornais quinzenais, possui duas rádios e a novíssima TVR, uma afiliada da TV Record. A tendência é que muitas outras pessoas invistam neste campo incentivando uma concorrência sadia e o mais importante: a ética no jornalismo. Nossa Terra vem para ajudar nesta busca. Todos nós queremos uma comunicação cada vez mais fiel à veracidade dos fatos”, frisou o prefeito.
Foram impressos 4.000 exemplares da Nossa Terra que serão distribuídas gratuitamente no comércio , residências e assentamentos. “Estamos idealizando a próxima edição da revista para o aniversário da cidade que completará 29 anos. Se as pessoas gostaram desta edição, temos certeza que a número dois surpreenderá a todos. Ela será ainda mais voltada ao munícipe e para tanto vamos pleitear apoio da Secretaria de Cultura do Mato Grosso e de outros órgãos que possam incentivar a valorização da cultura e história de São José do Rio Claro”, finalizou Lima.
Comentários