Ouvidoria de Polícia lança campanha radiofônica em Mato Grosso
O ouvidor de Polícia de Mato Grosso, Auremárcio José Tenório de Carvalho explicou que a campanha faz parte de um projeto de fortalecimento das Ouvidorias de Polícia, visando à construção de uma cidadania participativa. “Através da campanha queremos implementar ações a serem desenvolvidas através do rádio, de apoio, divulgação e popularização do trabalho das Ouvidorias”, disse ele.
Em Cuiabá, foram convidados a participar da solenidade de lançamento da campanha, radialistas, profissionais de comunicação e jornalistas da capital e interior do estado. Já confirmaram presença no evento o diretor da Oboré, jornalista e radialista Sérgio Gomes, o chefe do escritório de Planejamento da União Européia no Brasil, Jean Olivier e a diretora nacional do Programa de Apoio Institucional para Ouvidorias de Polícia e Polícia Comunitária da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Isabel Seixas de Figueiredo.
“A campanha também incentiva a adoção, pelas forças policiais, de uma postura mais democrática”, salientou Auremárcio Carvalho. Segundo ele, isso implica no respeito aos direitos humanos, o que na prática reduz a violência no combate à criminalidade, além de constituir um mecanismo eficaz de controle externo das polícias. O ouvidor de Polícia acredita que essas iniciativas acabam fortalecendo as ações de policiamento comunitário.
A escolha do rádio como veículo de divulgação do papel das Ouvidorias de Polícia tem um motivo, o seu alcance, já que esse veículo de comunicação atinge um público maior e diversificado, com rapidez e objetividade.
Pelo projeto, são produzidos material radiofônico, cartilhas educativas e ainda realizados encontros com comunicadores nos estados que já possuem Ouvidorias de Polícia - Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.
O material radiofônico é distribuído em formato CD às emissoras e radialistas que aderirem à proposta de abrir espaço em suas programações e em seus programas para a divulgação do trabalho realizado pelas Ouvidorias de Polícia. São 70 spots informativos com mensagens de estímulo à participação da população, destacando temas como o trabalho da Ouvidoria”, situações para denúncias, acompanhamento das denúncias e o seu sigilo, além de spots cantados com versões em vários ritmos, entre eles música popular brasileira (MPB), forró, rap e outros.
Constam, ainda, do CD duas faixas exclusivas, gravadas por Rogério Sotilli, secretário-adjunto da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Ouvidor-Geral, Adão Paiani, com informações detalhadas sobre o funcionamento do órgão e as formas de contato direto.
Os spots estão disponíveis no site da Obore. Confira no link:
Comentários