Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Maio de 2013 às 19:43
Por: Thais Festa

    Imprimir


O Índice de Preços do Consumidor (IPC) medido pelo departamento de economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, referente ao mês passado, aponta que a inflação no município chegou a 0,49%. De acordo com o economista e coordenador da pesquisa, Feliciano Azuaga, o índice ficou dentro do padrão nacional, que é de 0,50%. "O percentual foi normalizado principalmente em função da redução no valor do combustível e também ao período pós safra", disse, ao Só Notícias.



 
De acordo com o levantamento, a principal desaceleração foi no segmento de transportes, que ficou em -0,68%. O setor de alimento fechou com 0,64%, sendo que em março alcançou 2,80%. Os consumidores, segundo Feliciano, sentiram no bolso os reflexos do aumento. Porém, "substituíram alimentos que tiveram maior aumento por outros similares com um valor menor".



 
O índice mede a variação de preços de vários produtos e serviços consumidos por famílias que ganham entre um e 33 salários mínimos, por mês. Foram distribuídos da seguinte maneira: alimentação e bebidas 23%; transportes 20%; habitação 15%, saúde e cuidados pessoais 11%, despesas pessoais 10%, vestuário 7%; comunicação 5%; artigos de residência 5% e educação 4%.



 
A pesquisa realizada em parceria entre a Unemat e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop é inédita no Estado. O objetivo é levantar dados concretos sobre a economia municipal. A divulgação é feita mensalmente, na segunda quinzena.



 
No mês passado, conforme Só Notícias já informou, Sinop atingiu 1,23% de inflação, o índice ficou acima da média nacional. Os segmentos de alimentos e transportes registraram o maior aumento.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19871/visualizar/