Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Maio de 2013 às 19:15

    Imprimir


A falta de soja nos Estados Unidos frente a uma demanda bastante aquecida tem sido o principal fator de sustentação para os preços da commodity no mercado internacional, e o impacto positivo mais expressivo tem sido sentido nos contratos de mais curto prazo. Na sessão desta sexta-feira (17), os primeiros vencimentos subiram mais de 20 pontos, com o julho/13, o mais negociado nesse momento, encerrando o dia valendo US$ 14,48. O agosto terminou a US$ 13,87/bushel. 


 
O mercado foi ampliando seus ganhos durante esse pregão e nem mesmo as expectativas de uma safra cheia nos Estados Unidos pesaram sobre os preços, porém, impediram que os contratos de mais longo prazo subissem com mais vigor. 


 
Como explicou Vlamir Brandalizze, consultor da Brandalizze Consulting, o mercado tem observado com mais atenção a questão da demanda. Nesta sexta, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) anunciou a venda de 138 mil toneladas de soja da safra velha - 2012/13 - a destinos não revelados, e ainda 120 mil toneladas para a China a serem entregues na temporada 2013/14. 


 
Essa nova compra de soja da safra velha acabou estimulando ainda mais as altas dos preços no curto prazo, refletindo uma procura ainda muito ativa pelo produto norte-americano, a qual tem dado bom suporte também ao mercado físico dos Estados Unidos. Por lá, os embarques continuam muito firmes, além da disputa pela matéria-prima com a demanda interna. O cenário tem estimulado os prêmios nos portos locais a registrarem patamares historicamente altos. 


 
"O mercado está olhando mais para o lado da demanda hoje, que continua muito aquecida por soja e milho no mercado internacional do que nesses últimos dias sobre o fator safra americana. Nessa semana, o plantio andou em ritmo melhor do que na semana passada, e isso deixou de pressionar positivamente o quadro geral do mercado em Chicago", disse Brandalizze.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/19873/visualizar/