Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 09:03

    Imprimir


Um navio cargueiro russo se partiu neste domingo em uma tempestade e despejou cerca de 1.200 toneladas de óleo combustível no Mar Negro, em um acidente considerado um "desastre ambiental" por autoridades russas.

Outras quatro embarcações também afundaram depois de atingidas por ondas de até 5,5 metros, durante a mesma tempestade, entre o Mar Negro e de Azov. De acordo com as autoridades russas, as tripiulações haviam sido alertadas com antecedência sobre o mau tempo, mas, aparentemente, os avisos foram ignorados.

Praticamente ao mesmo tempo em que o navio carregado de óleo se partiu, outro, que transportava 2.000 toneladas de enxofre também afundou. Os nove tripulantes foram resgatados.

Ao todo, três corpos já foram encontrados. Segundo o Ministério de Emergência da Rússia, outros oito tripulantes ainda estão desaparecidos. As equipes de salvamento já resgataram 13 pessoas.

Desastre Ambiental

Os trabalhos de limpeza já foram iniciados. Mas, segundo autoridades russas, o óleo combutível afunda mais rapidamente durante o inverno, o que dificulta a sua localização e dispersão.

"Esse problema levará alguns anos para ser resolvido. É um sério desastre ambiental", disse Oleg Mitvol, da agência ambiental Rosprirodnadzor.

Os efeitos mais imediatos do derramamento de óleo ainda não estão claros, mas esse poderá ser o pior desastre em anos. Hoje, pássaros cobertos de óleo já podiam ser visto na região do Mar Negro e de Azov.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198868/visualizar/