Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 11 de Novembro de 2007 às 09:52

    Imprimir


O hall dos recordistas mundiais brasileiros perdeu um reforço de peso neste sábado (10). O pequeno Guilherme Ribeiro, de 12 anos, viu a chance de entrar no Guiness Book, como maior recordista de manter uma moeda girando por mais tempo com só um peteleco, passar por um triz.

A jogada do menino deixou de ser registrada, porque a câmera filmadora da editora Ediouro, organizadora nacional do Guinness Day (o Dia Mundial dos Recordes), estava sem bateria. Depois de conseguir manter a moeda de 25 centavos girando por 22 segundos, o garoto chegou a comemorar a quebra do recorde de 19,37 segundos. Mas, a euforia só durou até os organizadores avisarem que a tentativa não pôde ser filmada como exige o regulamento.

Uma platéia de 10 pessoas, entre crianças e adultos, passou do êxtase à comoção semelhante a causada por um pênalti perdido pela seleção brasileira. As tentativas de Guilherme e outras crianças e adultos foram feitas na comemoração do Guinness Day. O possível recordista da prova da moeda girando conseguiu um tempo de pouco mais de 20 segundos.

Treino para recordes

Além de tentar manter a moeda girando com um único peteleco, os competidores podiam também tentar empilhar o maior numero de bolinhas de golfe (o atual recorde são 9), mostrar a maior coleção de ioiôs ( o recorde é de 4.251), segurar a maior quantidade de bolas de tênis nas mãos (o recorde é de 19) e completar o cubo mágico no menor tempo possível (o recorde é de 11,13 segundos). O dia era como um treino para entrar no livro dos recordes para os participantes.

A maioria dos competidores preferiu mesmo girar a moeda. A amiga de sala de aula do quase-recordista Guilherme, Beatriz Lina, de 13 anos, foi uma das que se divertiu com o desafio. “Os outros são muito difíceis. Se eu ganhar não vai mudar muito minha vida, mas é legal ter um recorde quebrado”, disse a pequena.

O clima na família da estudante Jane Xavier Magalhães, 40 anos, também era de diversão pela quebra do recorde. Ela também ficou segundos distantes de quebrar o recorde da moeda girando. Ela igualou o atual recorde de 19,37 segundos. “Era minha brincadeira de criança. Meu pai girava a moeda no dedo”, disse antes de incentivar a filha a jogar. “Minha filha, a questão não é rodar para longe. Tem que tentar no eixo”.

Recordes inusitados

Apesar da brincadeira trivial ter atraído diversos competidores, a diretora-executiva da Ediouro, Vânia Tavares, contou que já recebeu inscrições de recordes inusitados para serem encaminhados à editora Guinness em Londres, na Inglaterra.

“Teve um engraçado que queria passear ao mesmo tempo numa praça com 40 cachorros. Mas, os cachorros fugiram. Quando a pessoa quer quebrar um recorde, a gente consulta Londres para ver se pode ser validado. A gente sempre busca recordes brasileiros para o livro”, contou a organizadora do Guinness Day no Brasil.

A vez do menino Guilherme e da estudante Jane vão ficar para a próxima vez. “Se eu ganhar, vou ficar conhecido pelo mundo inteiro, mas não vai mudar muita coisa”, disse o menino num misto de entusiasmo e senso crítico.

Possível novo recordista

O jovem José Emanoel Martinho Gomes chegou a quebrar o recorde da moeda, mas os organizadores não sabem se a jogada vai ser homologada pelo Guinness, porque a moeda foi muito distante de onde a câmera filmava. Segundo os organizadores brasileiros, ele quebrou o recorde em 20 segundos e 10 milionésimos de segundo.

O formulário com dados da jogada foi preenchido e a filmagem vai ser encaminhada para a comissão julgadora de Londres decidir se o recorde vai ser homologado para a edição 2009 do livro.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198962/visualizar/