Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 20:09

    Imprimir


No fim do primeiro dia de gravação do projeto em Lisboa, tínhamos ainda uma reportagem inteira para fazer para o "Jornal Nacional". Eram 19h e eu estava praticamente afônica.

Lá fomos ao Mosteiro dos Jerônimos gravar a exposição sobre a arqueologia de Portugal. Com objetos do tempo em que aquelas terras se chamavam Lusitânia e nem os romanos conseguiam dominar totalmente o povo que ali vivia.

Curioso é que a maior parte das escavações arqueológicas foi feita na região de onde vieram meus avós, Vila Real, no norte do país. E lá estavam guerreiros de pedra, deuses pagãos, ânforas e mais ânforas de vinho. Senti uma aproximação com aquele povo antigo. Pelo menos nos gostos. Se é deles que venho agradeço terem atravessado o Mar Tenebroso para alcançar outras terras.

Com o diretor da exposição aprendi que devia ralar uma cenoura, cobrir de açúcar demerara e deixar virar uma espécie de xarope, que minha voz voltaria ao normal. Um dos arqueólogos me indicou uma velha receita do tempo das vovós: gargarejar com água morna, sal e vinagre. Outro me recomendou uma dose de ginginha, um tipo de licor com os frutos dentro, muito conhecido por aqui. O lingüista achou melhor que eu tomasse bagaceira (aguardente de vinho) com mel e limão. Na dúvida, apelei para todas. Nas próximas semanas teria muito mais entrevistas pela frente. Não dava para arriscar uma travessia sem voz pela Lusitânia.

No dia seguinte, em Mafra, o palácio que foi construído com o ouro e as madeiras nobres que vinham do Brasil e onde D João se refugiou para rezar, pensar e decidir sobre a mudança da Corte, eu ainda estava bastante rouca. Mas foi lá que aprendi que de onde vem a expressão “encher as burras de dinheiro”. Elas eram as arcas quer vinham cheias de ouro para financiar a construção de Mafra. Vejam só o filminho que fiz das tais burras.





Fonte: TV Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/198991/visualizar/