Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 16:13

    Imprimir


A coordenadoria de Fiscalização da Pesca, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apreendeu hoje (10) pela manhã cerca de 160 quilos de pintado vivo, escondido em sacos dentro do rio Cuiabá, na região conhecida como Barranqueira. Coordenador da Fiscalização, Marcelo Cardoso afirma que este é um novo método que os infratores criaram para tentar burlar a fiscalização. Os sacos são feitos com telas, onde o pescado é colocado ainda vivo. Os sacos são amarrados em pedras e jogados longe do barranco. O peixe só é retirado do rio quando os atravessadores ligam para os pescadores afirmando que já possuem compradores.

Além do trabalho fluvial, onde a fiscalização já conta com apoio constante da Polícia Militar, foi pedido reforço por terra. A equipe foi recebida a bala na noite de sexta-feira, quando tentou, pela primeira vez, fazer a apreensão. Ontem pela manhã, quando encontraram os sacos, foram novamente agredidos com pedras. Ninguém ficou ferido.

O pescado seria solto no Rio Cuiabá, já que está em período de maturação das ovas. Entretanto, isso não foi possível devido aos inúmeros machucados que possuem. Segundo Cardoso, além de estarem malhados (com marca de pesca predatória), como os peixes ficam presos por muito tempo dentro destes sacos, acabam raspando o couro.

A pesca em Mato Grosso está proibida desdes o início deste mês. O período de defeso da Piracema vai até o dia 29 de fevereiro de 2008. Pescar neste período pode gerar multa de até R$ 100 mil e detenção.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199016/visualizar/