Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 17:11

    Imprimir


Com objetivo de economizar 5,7 mil MWh de energia elétrica por ano e reduzir a demanda em 1,4 mil kV, a Cemat investirá R$ 7.063.897,09 no próximo ciclo do Programa de Eficiência Energética (PEE). Os projetos para 2006/2007 foram aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no despacho nº 3162, publicado no Diário Oficial da União em outubro.

O PEE consiste na substituição de equipamentos elétricos (como geladeiras, freezeres, bebedouros, ventiladores de teto, lâmpadas, condicionadores de ar, chuveiros, motores elétricos, etc.) por outros mais eficientes, com objetivo de reduzir o consumo de energia.

Os recursos serão investidos em 18 projetos, que beneficiam escolas estaduais, universidades, hospitais, creches e instituições filantrópicas, famílias de baixa renda e Polícia Militar. Ao todo, serão substituídas 18.511 lâmpadas, 10.301 geladeiras, 701 ventiladores, 642 condicionadores de ar, 2 autoclaves (aparelho utilizado para esterilizar equipamentos e materiais) e 83 freezeres, além de câmaras frigoríficas e motores elétricos.

“Assim como no ciclo passado, o destaque será para o projeto que beneficia comunidades de baixa renda. Investiremos R$ 3,5 milhões na entrega de mais 3,4 mil geladeiras e 10.200 lâmpadas fluorescentes” relata o gerente do PEE da Cemat, Milton de Souza Ochiuto, destacando que somente com este investimento serão economizados 2,7 mil MWh.

Nos próximos meses, a coordenação de Eficiência Energética da Cemat fará o levantamento para elaborar o diagnóstico energético das instituições beneficiadas pelo projeto. Em seguida, serão comprados os materiais para posterior instalação, que está prevista para ocorrer de março a julho do próximo ano. Após a execução das obras, será feita a análise da economia de energia e elaborado relatório final de avaliação, que será enviado à Aneel até 19 de novembro de 2008.





Fonte: Assessoria de Imprensa Cemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199157/visualizar/