Radiografia da Educação é apresentada em evento do Ministério Público
O secretário falou sobre os índices educacionais, apresentou ações desenvolvidas nos seis meses de gestão e citou planos a serem colocados em prática nos próximos anos.
O transporte escolar, na avaliação do secretário Ságuas, é uma das fragilidades na Educação do Campo. Os gastos estão aumentando vertiginosamente, sem aumento da qualidade da Educação. Por isso, o Ministério da Educação estuda novo modelo para fortalecer a criação de escolas na área rural.
Quanto à Educação de Jovens e Adultos, Ságuas anunciou a criação de Centros de Educação de Jovens e Adultos em Cuiabá e Várzea Grande, ressaltando que serão destinados professores com perfil apropriado para ensinar o público da EJA.
Sobre as escolas com melhores índices educacionais em Mato Grosso, o secretário Ságuas voltou a citar que não é a estrutura física o determinante para a qualidade de ensino. “Essas escolas melhor posicionadas estavam com infra-estrutura inadequada no momento das provas que entram na composição do Ideb. Isso comprova que as boas práticas pedagógicas são ainda mais importantes”.
A Seduc trabalha para garantir condições de melhoria de informática, bibliotecas e infra-estrutura geral das escolas. Das 652 escolas estaduais, 420 contam com laboratórios de informática e 409 com bibliotecas, mas metade das bibliotecas não tem bibliotecários. Cerca de 200 escolas têm quadra cobertas. “Até julho de 2008 teremos 100% das escolas com laboratórios de informática e até o final do governo Maggi queremos sanar as pendências das bibliotecas e quadras cobertas”, antecipou o secretário.
O fortalecimento dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), com melhoria da infra-estrutura e maior valorização dos profissionais, também foi destacado no evento do Ministério Público.
Em relação à iniciativa do Ministério Público discutir Educação, o secretário Ságuas citou como imprescindível. “A intervenção do Ministério Público é sempre voltada ao melhor controle social dos investimentos públicos. Nunca vi, por exemplo, um promotor recusar-se a fazer um termo de ajustamento de conduta com um prefeito. A Seduc está sempre disposta a trabalhar em parceria com o Ministério Público”, destacou Ságuas.
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