Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 14:58

    Imprimir


A safra de grãos de deve registrar cerca de 137,084 milhões de toneladas, o que representa 2,9% a mais do que a marca obtida na última estimativa. A quantidade de grãos que serão colhidos nesta safra, faz parte da pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e leva em consideração as Regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e os Estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia.

A avaliação inicial da área que será colhida no próximo ano, considerando 11 produtos, é de 47,1 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 3,3% em comparação com a área que deve ser colhida neste ano ( 45,6 milhões de hectares).

Uma possível explicação para o recorde de safra estaria nos preços elevados e nos acréscimos nas áreas de milho e da soja em 1º safra, principais grãos produzidos no Brasil, que devem correponder, no próximo ano, a 33% e 43%, respectivamente, da safra nacional. Outra causa que explica o aumento dos grãos, é o bom nível de tecnologia, com a grande utilização de insumos nas lavouras.

Para o pesquisador do IBGE, Neuton Rocha, o programa do Governo Federal que determina a adição de 2% de biodiesel no óleo diesel, a partir do ano que vem, ajudará a incrementar a produção de soja. “Cerca de 80% do biodiesel já utilizado no Brasil vêm do cultivo da soja. O produto é muito rico em óleo, tem uma cadeia produtiva organizada e dá resposta rápida devido ao seu ciclo: em cerca de 5 meses, já temos a produção de soja”, explicou.

Entre os produtos que devem ter maior aumento proporcional na produção, em primeiro lugar está o algodão em caroço (8,6%), seguindo pelo arroz em casca (6,8%), milho em grão 1ª safra (5,3%) e soja em grão (1,8%).

A estiagem é ainda um dos principais problemas encontrados na produção agrícola nacional, que atinge os Estados localizados nas Regiões Centro-Oeste e Sul, que poderá retardar o plantio de grãos como soja e milho 2ª safra (no ano que vem), sendo uma conseqüência do atraso já provocado na 1ª safra. Junto com isso, o fenômeno La Niña, que deve provocar a redução das chuvas nos primeiros meses de 2007, também pode trazer conseqüências negativas para as lavouras.

Análise das Culturas em Mato Grosso:

Algodão

Em todo país, na safra 2007/08, deve atingir a marca de 1,15 milhão de hectares, superior em 5% à cultivada na temporada 2006/07. Mato Grosso foi o Estado que teve o maior incremento de área plantada, com cerca de 24,4 mil hectares. Toda região Centro-Oeste teve grande destaque cultivando cerca de 60% da área total do país, alcançando a marca de maior produtor da região Centro-Oeste, o Estado de Mato Grosso cultiva 81,6% da mesma.

Arroz

Em todo o país, o levantamento de intenção de plantio indica um pequeno aumento de 1% (29,2 hectares) na área cultivada, passando de 2,97 milhões de hectares em 2006/07, para 2,99 milhões de hectares na safra 2007/08. Na região Centro-Oeste, observa-se uma redução na área de planto (11%), o que representa 48,5 mil hectares.

Essa substituição deve-se à substituição do arroz por outras culturas com maior rentabilidade. A qualidade das variedades e o baixo rendimento do arroz de sequeiro, em relação ao arroz irrigado, impedem uma produção mais competitiva para a ocupação de áreas. A diminuição e a dificuldade de aberturas de novas áreas quase sempre cultivadas com arroz também tem contribuído para o declínio das áreas de arroz na região Centro-Oeste, e em especial, no Estado de Mato Grosso.

Soja

Comparando-se à safra anterior, é estimado um crescimento na área a ser plantada com soja na safra 2007/08. A safra deve aumentar em 2,5% (514,4 mil hectares) na área plantada e um aumento de 1,7% (980,5 mil toneladas) na produção.

Em Mato Grosso, mais precisamente na região de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso, região que se planta mais cedo, o plantio de soja atrasou até 30(trinta) dias, fato esse, que pode comprometer o milho safrinha, cujo plantio ocorre a partir de janeiro, após a colheita da soja. Com esta estimativa de safra, foram processados novos ajustes no quadro de oferta e demanda da soja para a temporada 2007/08.

O consumo total de grão (esmagamento, semente e outros) deve ser 3,3% superior ao do ano anterior, com aumento mais expressivo no grão destinado ao esmagamento, que se estima atingir 30,9 milhões de toneladas em 2008 contra 29,9 milhões de toneladas em 2007. As exportações de grãos em 2008 deverão alcançar 27,0 milhões de toneladas contra 25,7 milhões de toneladas da estimativa de 2007.

Este volume deve tornar o Brasil o maior exportador mundial de grãos, superando os EstadosUnidos.Com relação ao farelo, devido ao aumento no esmagamento, o suprimento total deve crescer 3,4% dando tranqüilidade para o abastecimento interno, em especial a demanda crescente do setor de carnes. Para o óleo o número previsto também dará suporte aumento consumo do interno e praticamente manutençãodas exportações.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199176/visualizar/