Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 05:48

    Imprimir


Sydney (Austrália), 9 nov (EFE).- O primeiro-ministro australiano, John Howard, anunciou hoje que apoiaria uma possível absorção da mineradora anglo-australiana Rio Tinto pela sua rival BHP-Billiton, se os acionistas das duas companhias aprovarem a operação.

"São duas grandes empresas que participam de uma grande indústria. Este é um grande momento para a mineração e ambas deram uma grande contribuição a este país", disse Howard durante um ato de sua campanha para as eleições gerais do dia 24.

A BHP-Billiton continuará as negociações. Ontem, a Rio Tinto rejeitou uma oferta de três ações suas em troca de uma da maior mineradora do mundo.

O conselho de administração da Rio Tinto explicou sua recusa argumentando que a oferta "subestimava" o grupo e suas perspectivas.

A cotação de suas ações esta manhã subiu para 138 dólares australianos (US$ 128), em conseqüência do anúncio, ontem à noite, da possibilidade da fusão. A empresa criada na operação estaria avaliada em mais de US$ 400 bilhões.

No entanto, a Comissão para o Consumo e a Concorrência avisou hoje que será preciso considerar o impacto ambiental da operação sobre a região de Pilbara, na Austrália Ocidental. As jazidas do local passariam a ficar sob o controle de uma só companhia.

O setor de mineração pode se transformar num tema decisivo nas eleições. A Coalizão Liberal de Howard afirma que o atual "boom" do setor é conseqüência de sua gestão econômica dos últimos 11 anos e meio.

Howard acusou ontem o seu rival, o líder trabalhista Kevin Rudd, de não dar ao setor a devida importância. Rudd respondeu que o desafio do futuro é construir uma prosperidade a longo prazo, que se sustente quando o setor de mineração sair de seu auge.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199270/visualizar/