Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 05:33

    Imprimir


Tbilisi, 9 nov (EFE).- Os militares que tinham sido postados no centro da capital georgiana após a implantação do estado de exceção em todo o país foram retirados hoje.

A Efe verificou que o trânsito voltou a fluir na avenida Rusatveli, a principal de Tbilisi. A presença policial retornou aos níveis normais.

Ontem, o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashvili, anunciou a antecipação das eleições presidenciais para 5 de janeiro de 2008. Além disso, prometeu suspender "nos próximos dias" o estado de exceção que implantou para conter os protestos na capital.

O chefe do Estado acrescentou que na mesma votação haverá um plebiscito para decidir quando serão as eleições parlamentares. A oposição exige que a data seja marcada no primeiro semestre de 2008, mas as emendas constitucionais aprovadas pelo Governo prevêem a renovação do Parlamento apenas no segundo semestre.

"É uma decisão histórica, que oferece uma oportunidade de superar a crise", afirmou Salomé Zurabishvili, ex-ministra de Relações Exteriores e líder da oposição, em declarações à Televisão Pública, a única autorizada a emitir noticiários.

Numa entrevista à mesma emissora, a presidente do Parlamento, Nino Burdzhanadze, anunciou que espera iniciar hoje as consultas entre as autoridades e os dirigentes da oposição que organizaram os protestos na capital.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199272/visualizar/