Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 18:48

    Imprimir


O crime organizado e valor probatório do inquérito policial serão dois dos temas debatidos durante o 1º Fórum Integrado de Segurança Pública da Região do Médio Norte. Nesta quinta-feira (08.11) às 19 horas, o delegado e coordenador da Gerência de Inteligência Policial (GIP) da Polícia Civil de Mato Grosso, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, vai debater o crime organizado.

Na sexta-feira (09.11) às 19h, a diretora adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, fala da importância do inquérito policial como peça comprobatória.

O delegado Anderson Garcia, enfatiza que o crime organizado não é um tipo penal é uma modalidade de ações praticadas por uma quadrilha ou bando, por organizações ou associações criminosas. “O que vai qualificar o crime organizado é a qualidade de ações que uma quadrilha pratica nos seus atos delitivos”, analisa Garcia.

De acordo com delegado, o objetivo da palestra é esclarecer à sociedade que esse tipo de crime tem características diferentes de outras práticas delituosas. “Toda vez que a Polícia se depara com uma organização criminosa a metodologia muda, a própria lei ampara a investigação. São investigações diferenciadas, mais complexas”, explica.

Conforme Garcia, as atividades da organização estão voltadas a obter poder e dinheiro e para isso usa de todos os artifícios para transgredir a lei, sendo o tráfico de drogas e os jogos de azar duas formas de sustento do crime organizado nos Estados.



No Estado de Mato Grosso, o coordenador destaca dois grandes avanços no combate ao crime organizado dentro da Instituição da Polícia Civil, as criações da Gerência de Inteligência Policial (GIP) da Gerência de Repressão ao Seqüestro e Investigação Especiais (CRSIE).

O evento é uma organização do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Regional, formado pelas Instituições de Segurança Pública: Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militar, Centro de Ressocialização, Consegur, Ciretran, Politec, Ministério Público e Poder Judiciário, com o objetivo de debater assuntos de interesse da segurança pública.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199330/visualizar/