Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 18:29

    Imprimir


Sucesso comprovado em Rondonópolis, Acorizal e Sinop, agora é a vez de Cuiabá ser contemplada com o projeto educacional "Como Conviver com Linhas de Transmissão e preservar o Meio Ambiente", coordenado pelas Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte). Iniciado no primeiro semestre do ano, o projeto é finalizado com a montagem da peça de teatro "Romance Eletrizante", desenvolvido com as informações aprendidas de forma lúdica em sala de aula. Nesta sexta-feira ( 09.10), às 15h, será a apresentação na Escola Municipal São Sebastião, localizada no bairro que batiza a escola.

A primeira etapa foi a de conscientização feita pela empresa com os professores, que depois, repassaram as informações aos alunos. Os alunos aprenderam que as linhas de transmissão têm fios de alta tensão que oferecem o risco de morte. Além disso, caso as torres sejam derrubadas, a população da região pode ficar sem energia o que representa que hospitais podem deixar de salvar vidas, indústrias, fabricas e empresas podem parar a produção, entre outras situações que trazem transtornos, desconforto e até o caos para alguns setores.

O projeto foca alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo de onze escolas municipais localizadas em áreas com linhas de transmissão em Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Acorizal. Ao final do repasse das informações, organizadas numa cartilha distribuída pela Eletronorte, eles criam desenhos e redações para expressar como absorveram o novo conhecimento. Em cada escola, as três melhores redações do segundo e terceiro ciclo, selecionadas pela Eletronorte, são premiadas, assim, como os três melhores desenhos do primeiro ciclo. Os prêmios são mochilas, jogos de quebra-cabeça e conjuntos de lápis de cor. É no final dessa etapa que 12 alunos de cada escola são escolhidos pelas professoras para participarem de uma oficina de teatro, ministrada pelo grupo teatral Mosaico durante uma semana. E ao final da semana, os alunos apresentam a peça "Romance Eletrizante".

A apresentação tem uma linguagem descontraída e animada. "Não soltar pipa próximo ao local, não atar fogo na base ou embaixo das linhas e coibir vandalismos para evitar que uma comunidade, uma cidade ou uma casa fique sem energia por indisponibilidade da linha. Tudo é repassado em 30 minutos e as crianças que assistem batem palmas, cantam junto e são muito participativos", contou a engenheira florestal e prestadora de serviço da Eletronorte, Ariana Machado, que presenciou os resultados de Rondonópolis.

Oficinas de Teatro – Depois da escola São Sebastião, entre os dias 12 e 14 novembro, a oficina será realizada na Escola Municipal Jesus Criança, no bairro Parque Nova Esperança. No dia 23 será a apresentação final da Escola Municipal Onofre Oliveira, no Pascoal Ramos, e dia 30 na Escola Municipal Maria Elazir, no bairro São João Del Rey.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199335/visualizar/