Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 16:36

    Imprimir


O dia 9 de novembro promete mobilizar centenas de jovens, adultos e crianças que moram no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e em localidades próximas. Eles poderão participar de várias oficinas e atividades do dia temático do ProJovem, que acontece em várias cidades brasileiras e, nesta sexta-feira, chega a Mato Grosso. Serão oferecidas oficinas que vão despertar o interesse do público, como economia solidária; sexualidade; customização em camisetas; bordado em sandálias e em toalhas de mão; oficina de reciclagem com filtro de papel; Artesanato com garrafa PET; Hip hop; Biojóia; oficina sobre drogas; pintura acrílica em papel, entre outras.

O dia temático é uma das principais ações da Estação Juventude, uma iniciativa do ProJovem que ajuda a promover a formação de educadores e jovens em todo o país. O trabalho educativo da Estação privilegia as temáticas relevantes para a juventude e oferece atividades de educação e mobilização social, por meio de oficinas e vivências com a utilização das diversas linguagens. Os educadores e jovens que integram o programa participam de ações coletivas nas quais podem ampliar o seu universo cultural, além de construir habilidades de gestão, liderança e mobilização social. Nesta sexta-feira, 9 de novembro, mais de 500 jovens e 100 educadores participarão do dia temático, que acontecerá na Escola Municipal Tereza Lobo, das 16h às 22h.

As atividades do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – ProJovem começaram em 2005, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A Estação Juventude é uma das ações do ProJovem que tem como parceiros a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Nacional da Juventude.

Jovens de 18 a 24 anos de todo o país que terminaram a quarta série, mas não concluíram o ensino fundamental e não têm vínculos formais de trabalho podem participar do ProJovem. O programa oferece oportunidades de aumento da escolaridade, de qualificação profissional e de planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. Por meio de um curso, proporciona formação integral com carga horária de 1.600 horas ao longo do ano, que inclui disciplinas do ensino fundamental, aulas de inglês, informática, aprendizado de uma profissão e atividades sociais e comunitárias de forma integrada. Cada aluno, como forma de incentivo, recebe um auxílio de R$ 100,00 por mês, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e cumpra as atividades programadas.

O programa assume ao mesmo tempo um caráter emergencial - pois atende a um segmento que tem necessidade de chegar ainda jovem ao ensino médio - e caráter experimental, a partir da proposta curricular que trata de forma integrada a formação geral, a qualificação profissional e o engajamento cívico.

Principais ações das Estações da Juventude

 Mobilização social: Por meio de dias temáticos que oferecem atividades diversificadas e promovem a participação de vários segmentos da comunidade;  Formação de articuladores sociais: Oferecida aos educadores ligados à Estação e focada no trabalho com os núcleos e comunidade;

 Produção de 12 Programas videográficos experimentais batizados de “Imagem Jovem” e “Memória Jovem”: Contam com a participação de grupos jovens, realizados em seis localidades do Brasil;

 Oficinas de Rádio e Vídeo: Destinadas aos jovens da Estação, oferecem experimentação das linguagens radiofônicas e videográficas em todas as capitais;  Organização de videoteca: Incentiva o processo de formação de grupos de jovens nas capitais para a construção de acervo educativo e cultural videográfico que será utilizado nas Estações;

 Organização em redes colaborativas: Reúne efetivamente todos os segmentos da Estação e da comunidade para que compartilhem das responsabilidades e conquistas sobre a ação coletiva.





Fonte: Redação Repórter News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199358/visualizar/