Conab e CNA vão monitorar custo de produção agrícola
"Essa cooperação técnica permitirá ao setor produtivo contribuir efetivamente para o aprimoramento e a reformulação de instrumentos da política agrícola apóiem o agricultor e evitem o êxodo rural", afirmou Meirelles.
O presidente da Conab comentou durante seu discurso a troca feita em uma das diretorias da estatal. "São questões de momento e há sempre sucessões", disse ele, referindo à nomeação de Luís Henrique Teixeira Baldez, para a Diretoria Gestão Administrativa e Financeira. Baldez, que não é funcionário de carreira da estatal, substitui José Carlos de Andrade. "Aqui na Conab não temos apego a cargos; temos paixão pela agricultura", exagerou Rossi. Rossi comentou, ainda, que a Conab tem os melhores técnicos e que os funcionários da estatal estão espalhados por todo o Brasil.
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, foi convidado para participar da cerimônia, mas não compareceu por problema de agenda. Ele estaria hoje no Rio de Janeiro, acompanhando comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O secretário-executivo, Silas Brasileiro, do Ministério da Agricultura, também teria sido convidado para participar do ato. Há comentário, no entanto, que ele teria recusado o convite, por causa de desavenças com o presidente da CNA.
A divergência entre eles teria acontecido em maio, quando o Conselho Nacional do Café (CNC) promoveu uma festa para comemorar os seus 25 anos de existência. Na ocasião, Silas Brasileiro, que é ligado ao setor cafeeiro, não teria convidado Fábio Meirelles para fazer a abertura da cerimônia. Isso acabou irritando Meirelles.
Comentários