Fórum permanente vai debater economia no Vale do Rio Cuiabá
A decisão está sendo tomada em reunião na Secretaria de Projetos Estratégicos, a qual reúne prefeitos e secretários de agricultura do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Vale do Rio Cuiabá.
Na abertura, o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, e o adjunto, Neurilan Fraga, destacaram a importância do Programa MT Regional para valorizar o pequeno agricultor e o empreendedorismo local. Em uníssono, eles afirmam: “Todos os projetos têm que ter início, meio e fim”.
Para conhecer in loco a realidade desses Municípios, será realizada uma expedição estradeiro a fim de diagnosticar as cadeias produtivas da região, informou o superintendente do consórcio, Genilto Nogueira.
Criado em dezembro de 2005, o Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado pelos Municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antonio de Leverger, ocupando uma área de 76 mil quilômetros quadrados. Juntos, esses Municípios representam 922 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nesta região, os prefeitos estão fomentando as cadeias produtivas de hortigranjeiros, turismo, floricultura, artesanato, fruticultura, avicultura, piscicultura e mandiocultura.
Comentários