Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


La Paz, 7 nov (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, se reunirá a partir de amanhã, na 17ª Cúpula Ibero-americana, em Santiago do Chile, com Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, a governante chilena, Michelle Bachelet, e comparecerá ainda a um fórum alternativo com outros líderes de esquerda da região.

Isso porque Morales, após participar da Cúpula Ibero-americana oficial, se encontrará com seus homólogos da Venezuela e do Equador, Hugo Chávez e Rafael Correa, respectivamente, e com o vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, na "Cúpula pela Amizade e a Integração entre os Povos Ibero-americanos", informaram hoje fontes oficiais.

Também foram convidados para esse evento, embora ainda não tenham confirmado presença, os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, do Uruguai, Tabaré Vásquez, da Nicarágua, Daniel Ortega, além de Lula.

Já a "oficial" 17ª Cúpula Ibero-americana reúne a partir de amanhã em Santiago do Chile líderes de 22 países da América Latina junto com os de Espanha e Portugal, sob o lema da "Coesão Social", entendido como luta contra a desigualdade na região.

O evento é apontado como um palco propício para a busca de soluções para problemas bilaterais, com a "inauguração" de uma nova modalidade de reunião - ou "retirada" a sós - entre presidentes, sem ministros ou outros colaboradores.

Morales reforçará à presidente do Chile em um desses encontros bilaterais o pedido histórico de uma saída ao Oceano Pacífico para a Bolívia, que perdeu esse direito em um conflito entre ambos os países e o Peru no final do século 19.

Outra das reuniões bilaterais programadas por Morales será com Lula, que planeja visitar a Bolívia em dezembro e com quem tratará a intenção da Petrobras de voltar a investir no país.

Morales ainda tentará se reunir com o espanhol Zapatero para acertar a doação de 700 ambulâncias prometida pelo governante europeu e cujo primeiro contingente de 30 unidades chegará à Bolívia este mês.

Fontes da diplomacia espanhola confirmaram a intenção do presidente Zapatero de encontrar-se, entre outros líderes, com Morales, mas declararam que não se sabe se haverá tempo para um encontro formal entre ambos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199468/visualizar/