Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 23:12

    Imprimir


Paris, 7 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, crê na criação de um Estado palestino antes do final de seu mandato.

"Acho que vamos criar um Estado palestino", disse Bush, ao ser perguntado sobre o balanço de seu Governo. A declaração foi feita numa entrevista gravada terça-feira à noite e divulgada hoje pelo canal "TF1", na conclusão da visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy, a Washington.

Bush afirmou que foi o "primeiro" presidente americano a contemplar dois Estados - palestino e israelense - vivendo "em paz um com o outro".

No final deste mês, os EUA realizarão em Annapolis uma conferência internacional para impulsionar o acordo de paz entre israelenses e palestinos.

Além de apostar na criação de um Estado palestino, Bush destacou que "50 milhões de pessoas foram liberadas" (em alusão ao Iraque e ao Afeganistão), e a relação "muito forte" estabelecida entre o país e o Extremo Oriente.

O presidente americano também afirmou que sua iniciativa contra a malária "ficará na história" e mencionou o desenvolvimento da economia dos EUA, apesar dos "escândalos" das empresas.

"Não hesitei perante os problemas difíceis que encontrei e os encarei de frente", afirmou.

Bush acrescentou que o lugar de seu Governo na história não será conhecido até após sua morte.

Segundo ele, não há história precisa a curto prazo. "Deve-se dar tempo ao tempo para que as pessoas vejam os resultados das decisões tomadas".

Ao ser questionado sobre quem o sucederá, Bush afirmou que deseja "evidentemente" que um republicano ocupe a Casa Branca.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199472/visualizar/