Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 18:55

    Imprimir


Mais de 50 postos da capital vão aderir a campanha “Movimento Paz no Trânsito”, realizada pela prefitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que será realizado no próximo sábado (10). A manifestação terá início às 8h na praça Alencastro. De acordo com presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Mato Grosso (Sindipetroleo), o segmento é o que mais tem contato com os condutores, portanto, a colaboração do grupo é atingir um maior número de pessoas. “É no momento do abastecimento que nossos colaboradores entram em ação, orientando e conscientizando os motoristas a terem mais cautela no trânsito”, afirma Fernando Chaparro, presidente do Sindipetroleo.

Durante um período de 90 dias os colaboradores dos postos vão usar uma camiseta branca com a logo da campanha “Movimento Paz no Trânsito”. Além de fazer um trabalho boca-a-boca de orientação, vão distribuir adesivos aos condutores. O empresário Lindomar Menino de Souza, do Auto Posto Anapolina, acredita que o trabalho que será desenvolvido nos postos terá uma grande parcela de contribuição na campanha. Ele acredita que 95% dos acidentes são os o condutor, os 5% representam a falta de sinalização e falha mecânica.

“Acredito que a retirada das lombadas eletrônicas foi uma falha da prefeitura, pois, querendo ou não, elas forçavam os condutores terem um pouco mais de cautela na velocidade”, ressaltou o empresário Marcelino de Jesus Marques, diretor da rede 14 Bis. Ele acredita que na época em que os equipamentos funcionavam as pessoas respeitavam mais, até então, quem ultrapassasse a velocidade determinada era flagrado.

Para o empresário Nilson Roberto Teixeira, da rede América, por mais que a campanha seja válida, ela tem que ir mais além. Ele afirma que não basta mobilizar a sociedade, mas sim, ampliar as vias públicas da capital. “A cada ano Cuiabá cresce 10%, com isso, a estrutura das ruas, pontes, viadutos e avenidas também precisam se adequar, pois não estão comportanto mais o número de veículos”, enfatizou.

De acordo com a SMTU, a campanha vai percorrer as avenidas da capital. A marcha vai sair da Praça Alencrastro, subirá a avenida Getúlio Vargas, descerá a rua São Sebastia até chegar na Isaac Povoas. De lá segue até a avenida da Prainha, subindo a Getúlio Vargas até a Praça Alencastro. Os organizadores esperam contar com a participação de mais de cinco mil pessoas, e com isso chamar atenção da população pela necessidade de mudança no comportamento no trâsnito.

Estatísticas

Dados de uma pesquisa encomendada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), apontou que 84,4% da população avaliam que o trânsito em Cuiabá é violento. Para os motoristas cuiabanos o excesso de velocidade é um dos principais problemas do trânsito, na seqüência eles apontam o desrespeito às regras de segurança, motoristas alcoolizados, falta de fiscalização e imprudência de pedestres.

Em se tratando do pior tipo de condutor em Cuiabá estão os motociclistas, em segundo está os motoristas de ônibus e em terceiro lugar ficou os motoristas de carro. Analisando esse panorama Cuiabá está classificada no ranking como 5ª capital mais violenta do país em acidentes no trânsito.

Isso mostra que a imprudência, a falta de educação no trânsito, falta de fiscalização, desrespeito às regras de segurança tem sido um dos fatores que provocam acidades.

Mas, com o objetivo de reverter esse índice, a prefeitura de Cuiabá juntamente com a Secretaria Municipal de Transporte e Transito Urbano (SMTU), comerciantes, empresários, veículos de comunicação, representantes de classe vão abraçar a campanha Marcha pela Paz no Trânsito.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199510/visualizar/