Prefeitura de Nova Mutum define implantação de controle interno
Deve ser implantado ainda este ano, o sistema de controle interno na prefeitura. Ontem, a comissão provisória que trabalha o assunto se reuniu para definir os detalhes do projeto de lei que será encaminhado ao Legislativo. A implantação é uma exigência do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a todas as prefeituras de Mato Grosso.
Pelo sistema, serão definidos representantes efetivos do Executivo que fiscalizarão a execução orçamentária e financeira da administração pública, assim como avaliar a eficiência e eficácia na gestão dos recursos. “O objetivo é dar continuidade a transparência nas aplicações, tanto para a sociedade como para o Tribunal”, explicou a contadora Valdilane Tasca.
Será de competência do controle interno, ainda, a avaliação dos resultados da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, exercer o controle das operações de crédito, do endividamento e manter condições para que os cidadãos mutuenses sejam permanentemente informados sobre a execução orçamentária e financeira do município.
Valdilane acredita que ainda esta semana o projeto seja encaminhado para a câmara. Na reunião de ontem, além dos integrantes da comissão provisória participaram representantes da FUMESUNM – Fundação Municipal de Ensino Superior de Nova Mutum e do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, que são órgão ligados a administração na condição de fundação e autarquia.
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