Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 14:50
Por: Alessandra Saraiva

    Imprimir


Com a oferta do leite começando a se regularizar, os preços desse item e de seus derivados começam a registrar quedas, tanto no atacado quanto no varejo. O coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros, afirmou que a deflação atingiu até mesmo o leite in natura no atacado - que, após um período de pelo menos três meses em alta, teve queda de 2,76% em outubro, ante alta de 3,72% em setembro, no âmbito do Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI).

O preço do leite disparou durante meses, devido a um problema de demanda maior do que oferta. Ainda no setor atacadista, o leite pasteurizado intensificou processo de deflação (de -1,73% para -10,70%) de setembro para outubro. No varejo, a deflação no leite tipo longa vida quase dobrou (de -7,80% para -14,67%) no mesmo período. Quadros comentou que, no acumulado, o preço do leite ainda registra elevação expressiva, de 51,63% em 12 meses até outubro. "Ainda tem muito espaço para novas quedas e desacelerações de preços", afirmou.

O economista observou ainda que as notícias recentes sobre leite adulterado, principalmente no mercado mineiro, podem também ter inibido um pouco o consumo do item. Entretanto, comentou que o acontecimento foi muito recente, e não pode ser mensurado no resultado do IGP-DI de outubro.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199564/visualizar/