Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 14:05

    Imprimir


Encerra no fim da tarde desta quarta-feira (07 de novembro) mais uma etapa do Movimento Permanente pela Conciliação do Poder Judiciário de Mato Grosso. O movimento é realizado nas 79 comarcas do estado e mobiliza juízes e conciliadores na busca de soluções mais ágeis para os conflitos por meio do acordo entre as partes.

Por dia, em cada vara cível, de família e nos juizados especiais foram agendadas, em média, de 10 a 15 audiências de conciliação. O objetivo do Poder Judiciário com essa ação é reduzir o número de processos que tramitam nessas varas e juizados, e com isso melhorar a prestação dos serviços a população.

O movimento que se encerra hoje faz parte de um cronograma de atividades organizado pela Comissão Permanente da Conciliação do TJMT. Pelos bons resultados conseguidos até o momento com as audiências de conciliação, uma das metas para o próximo ano é transformar a conciliação numa rotina para os magistrados. A perspectiva é que todo mês, cada magistrado estipule três dias para a realização das audiências.

Com essa ação, a expectativa é que a sociedade possa utilizar a conciliação como um mecanismo para obter, num curto espaço de tempo, a solução para o problema, de forma rápida. O cidadão também tem a vantagem de economizar tempo e dinheiro.

INOVAÇÃO - A iniciativa em fomentar a cultura da conciliação na sociedade e difundir essa ferramenta como alternativa para buscar a paz social, fez com que a atual gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso instituísse uma comissão permanente para tratar somente desse assunto. O TJMT foi um dos primeiros no país a ter um cronograma de atividades voltado para a conciliação.

Durante todo o ano de 2007, várias atividades foram realizadas. As ações da comissão só terminarão no dia 8 de dezembro com a realização em parceria do Conselho Nacional de Justiça, do "Movimento Nacional pela Conciliação".





Fonte: TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199573/visualizar/