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Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 11:11

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As oportunidades de obter emprego no mercado de trabalho formal em Mato Grosso estão voltadas para os jovens. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Estado, com o apoio do Departamento Nacional da entidade. A ‘Pesquisa de Identificação das Demandas por Capacitação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos na Indústria do Estado de Mato Grosso’ mostra que 72% dos trabalhadores têm, no máximo, 39 anos de idade.

Nas faixas etárias ‘até 17 anos’ e ’18 a 24’ comprova-se uma expansão dos postos de trabalho. De acordo com o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Figueiredo, a partir daí, os percentuais de crescimento são sempre negativos, acentuando-se para as faixas etárias mais avançadas. A pesquisa, que tem a finalidade de identificar as demandas atuais e futuras de capacitação profissional em Mato Grosso, será apresentada nesta quinta-feira (08), durante o evento de lançamento do programa ‘Educação para a Nova Indústria’, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

O estudo servirá para indicar quais são os cursos e os serviços técnicos e tecnológicos que devem ser ofertados pelas unidades do Senai em todo o Estado. O levantamento foi realizada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Juína, Cáceres e Barra do Garças. Foram pesquisadas as seguintes atividades econômicas: alimentos e bebidas, artefatos de couro, construção, energia, madeira, metalurgia e siderurgia, produtos de minerais não-metálicos, serviços de reparação e manutenção de veículos e vestuário.

Foram entrevistadas 111 empresas, por meio de duas estratégias de coleta de dados: levantamento de dados secundários e pesquisa de campo. O primeiro serviu para organizar e analisar macroindicadores sobre a dinâmica sócio-econômica e estrutura de trabalho do Estado. Já a pesquisa de campo foi realizada por meio de entrevistas com lideranças empresariais e do poder público para obtenção de informações qualitativas, e aplicação de questionários nas indústrias para dispor de informações quantitativas.





Fonte: TVCA

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