Árbitro mato-grossense será a grande atração de Juventude e São Paulo
A grande atração do jogo isolado desta noite entre Juventude x São Paulo, em Caxias do Sul, pelo Campeonato Brasileiro, será o árbitro. Não que seja um personagem de destaque da arbitragem nacional e cotado a apitar jogos internacionais. É que o apitador será o mato-grossense Edilson Ramos da Mata, que aos 41 anos, chega ao topo da carreira e faz a sua primeira arbitragem na Série A do Nacional.
Edilson viajou na terça-feira para Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sabendo que a responsabilidade será grande, mas confiante em fazer um bom trabalho. "Estou tranquilo. Não cheguei aqui por acaso. Vou fazer o meu melhor para ser aproveitado em outras rodadas da Série A", disse.
O jogo
A dificuldade do campeão São Paulo em buscar motivação para o jogo desta quarta-feira, às 20h45, em Caxias do Sul, contrasta com a preocupação do Juventude, ameaçado seriamente pelo rebaixamento à segunda divisão. Porém, a estréia de dois novatos como titular dão um caráter mais "oficial" à partida.
"Sei que é complicado, mas esse é o trabalho do treinador, buscar argumentos para motivar os jogadores. E o argumento agora é que temos de testar jogadores já pensando na próxima temporada", declarou o técnico Muricy Ramalho, que vai colocar o zagueiro Danilo Silva e o jovem Sérgio Mota, 17, no time titular.
O problema do técnico são-paulino em motivar o elenco não existe para o comandante do Juventude, Beto Almeida. Penúltimo colocado, com 35 pontos, o time gaúcho necessita da vitória para continuar sonhando com a permanência na Série A. Se motivação não é problema, a ansiedade preocupa.
"Motivar o grupo para esse jogo não é difícil, o problema é fazer com que controlem a ansiedade", discursou o treinador do clube de Caxias do Sul.
Uma das vantagens que o Juventude pode usufruir é a de encara um adversário desinteressado pelo confronto. Principalmente porque diretoria e comissão técnica querem poupar o elenco para o duelo de domingo, contra o Grêmio, no Morumbi. Jogo que marca a entrega da taça ao atual campeão brasileiro.
As equipes
O técnico Muricy Ramalho resolveu poupar três jogadores do confronto desta quarta-feira, em Caxias do Sul: o goleiro Rogério Ceni, o zagueiro André Dias e o meia Jorge Wagner, todos pendurados com o segundo cartão amarelo. Bosco, Danilo Silva e Sérgio Mota estão confirmados na equipe titular.
Os dois últimos, aliás, passarão por teste no jogo ante o Juventude. Danilo Silva, do Guarani, tem contrato de empréstimo até o fim do ano e pode renovar. Já Sérgio Mota, revelação da Copa São Paulo, terá sua primeira chance de mostrar porque é considerado o futuro camisa 10 do clube do Morumbi.
"Temos de aproveitar esse jogo para poupar alguns jogadores pendurados e testar outros que não tiveram chance durante a temporada", disse o técnico são-paulino.
Do lado do Juventude, o técnico Beto Almeida tem seis desfalques para o jogo decisivo contra o já campeão São Paulo: o lateral-direito Barão (lesionado); os volantes Renan (suspenso) e Julio César (lesionado); o meia William (suspenso) e os atacantes Tadeu e Alex Alves (ambos no departamento médico).
Para compensar, voltam após suspensão o zagueiro Nunes e os meias Fábio Baiano e Marcelo Costa (esses últimos dois disputando uma vaga na equipe).
JUVENTUDE
Michel Aves; Danilo, Nunes e Régis; Camazzola, Lauro, Marcelo Costa (Fábio Baiano), Bruno e Renato; Maycon e Thiago Cavalcanti Técnico: Beto Almeida
SÃO PAULO
Bosco; Breno, Danilo Silva, Miranda e Júnior; Richarlyson, Hernanes, Leandro e Sérgio Mota; Dagoberto e Borges Técnico: Muricy Ramalho
Data: 07/11/2007 (quarta-feira)
Horário: 20h45
Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Edílson Ramos da Mata (MT)
Auxiliares: Marcos Tadeu Peniche (RJ) e Katiúscia Mayer Mendonça (ES)
Comentários