Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Novembro de 2007 às 23:35

    Imprimir


O Ministério da Integração Nacional liberou cerca de R$ 5 milhões para Cuiabá. O valor será destinado para a implantação do Projeto Integrado de Irrigação, que vai atender 1.800 famílias na zona rural da capital. De acordo com o Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, esse projeto será desenvolvido em uma área de 9 mil hectares.

O local, que passará a ser conhecido como a “Cidade Produtiva”, vai abrigar posto de saúde, escola, farmácia, área de lazer, segurança e moradias. Cada família vai cuidar de 5 hectares, sendo que desse total 1,5 hectares serão destinados para irrigação e plantação de hortaliças. Os demais, para a produção de granjeiros e frutas.

O projeto tem a parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A proposta do MAPA é criar em Cuiabá dois agropólos, a exemplo do Ceará, de produção de flores tropicais e de frutas. Hoje, o estado Cearense lidera as exportações brasileiras de rosas e flores tropicais, com vendas para a Holanda, Alemanha e Portugal. Negócios estão sendo fechados com a Espanha, Rússia, Suíça e Nova Zelândia.

Nas frutas, o Ceará é o segundo maior exportador de melão do Brasil e o primeiro em abacaxi, com produções se destacando também em melancia sem sementes, uva, figo, banana e goiaba.

Incentivos

Por meio do Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), o produtor rural vai receber incentivos para aquisição de terras, através do crédito fundiário. E também para o início da produção, por meio do PRONAF. A meta é aumentar a produção agrícola, a ocupação produtiva e a qualidade de vida dos agricultores familiares”, observou Vieira.

A Prefeitura de Cuiabá e o Sebrae serão responsáveis em selecionar as famílias e também oferecer qualificação tanto social como técnica para melhoria da produção e da comercialização dos produtos. Segundo o Secretário Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, explica ainda que agora os produtores rurais terão estrutura para produzir, transportar e comercializar os produtos que terão destino certo, o abastecimento dos mercados do Porto, Verdão, Feiras Livres e Supermercados.

Reforma mercado do porto

A Prefeitura de Cuiabá inicia no próximo mês a obra de revitalização do Mercado Varejista do Porto – “Antonio Moisés Nadaf”. Cerca de R$ 550 mil serão investidos no local. A reforma está prevista para ser concluída em maio de 2008.

João Vieira afirma que o local nunca passou por uma reforma. O Mercado Varejista do Porto será transformado em mais um cartão postal da Capital. No local, além da variedade de produtos hortifrutigranjeiros o visitante terá a opção de realizar em um mesmo espaço vários serviços.

O Mercado do Porto vai ganhar também um Peixaria. Todos os feirantes vão receber capacitação para melhor atender os turistas e consumidores em geral, além de técnica de valorização e comercialização dos produtos.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199657/visualizar/