Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 06 de Novembro de 2007 às 20:57

    Imprimir


Santiago do Chile, 6 de nov (EFE).- O secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, confirmou hoje a reunião entre representantes governamentais de Argentina e Uruguai, em Santiago, para tentar resolver o conflito causado pela construção de fábricas de celulose em uma região fronteiriça entre ambos os países.

A reunião conta com a mediação do embaixador espanhol perante a ONU, Luis Yáñez-Barnuevo, além de delegados de Uruguai e Argentina.

O objetivo do encontro é fazer com que a XVII Cúpula Ibero-Americana, que começará na quinta-feira, e ocorrerá até sábado, em Santiago, seja o palco de um acordo sobre o tema entre os presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e Uruguai, Tabaré Vázquez.

Ambos os países estão em conflito há quase três anos pela instalação de uma fábrica de celulose da empresa finlandesa Botnia na cidade uruguaia de Fray Bentos, limítrofe com o rio Uruguai, na fronteira entre os dois países, e que a Argentina denúncia como poluente.

Iglesias não quis dar detalhes sobre o encontro entre ambos os países, que acontece às vésperas da Cúpula Ibero-Americana.

"Trata-se de uma questão bilateral, e eu sou uruguaio", disse em reunião com a imprensa internacional.

O secretário-geral ibero-americano disse esperar que a situação se acerte.

"Espero que isto abra uma porta para a esperança", disse.

A presidente eleita da Argentina, Cristina Fernández, deixou transparecer seu interesse em acabar com a disputa logo após ganhar as eleições presidenciais do país, no dia 28 de outubro.

Como gesto de boa vontade, o presidente do Uruguai, Tabaré Vazquez, decidiu na semana passada adiar a autorização para a entrada em funcionamento da fábrica de celulose, à espera do resultado das conversas de Santiago.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199673/visualizar/