Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 06 de Novembro de 2007 às 11:10

    Imprimir


A produção industrial brasileira teve recuo de 0,5% em setembro, na comparação com agosto, informou nesta terça-feira o IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em relação a agosto, apenas a categoria de bens de capital apresentou avanço, de 1,4%. A categoria Bens Intermediários teve queda de 1%; a de bens de consumo, semiduráveis e não-duráveis teve recuo de 0,6%; e a categoria de bens de consumo duráveis caiu 0,2%.

Dezesseis dos 27 segmentos da indústria tiveram queda, sendo que a principal foi a registrada no setor automobilístico, com redução de 3,1% na comparação com agosto. O setor de automóveis foi o que exerceu maior influência no resultado negativo de setembro, segundo o IBGE.

Também apresentaram redução na produção os segmentos de celulose e papel (-7.2%) e produtos químicos (-3%). Por outro lado, o setor de material eletrônico e de equipamentos de comunicação teve crescimento de 2% e o de refino de petróleo e produção de álcool, de 1%.

No terceiro trimestre foi verificado um crescimento de 1,5% em relação ao segundo trimestre deste ano e de 6,4% em relação ao terceiro trimestre de 2006. Na comparação com setembro do ano passado houve crescimento de 5,6%. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 4,8%, contra 4,5% nos 12 meses até agosto.

O crescimento de 6,4% no terceiro trimestre, frente a igual período em 2006, foi o maior verificado pelo IBGE desde o terceiro trimestre de 2004, quando a produção industrial teve incremento de 10,4% sobre o mesmo período do ano anterior.

De janeiro a setembro deste ano, a produção industrial teve expansão de 5,4%. Os bens de capital cresceram 18%, e o de consumo duráveis registrou aumento de 7,6%. Nesse período, o segmento de máquinas e equipamentos cresceu 17,5% e o automobilístico aumentou 12,5%.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199781/visualizar/