Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 06 de Novembro de 2007 às 10:41

    Imprimir




A Companha Nacional de Abastecimento (Conab) e os produtores do Rio Grande do Sul devem decidir hoje se o arroz daquele Estado vai a leilão para a região Centro-Oeste ou será destinado ao mercado externo. Se a decisão for pela primeira opção, as indústrias de beneficiamento do Estado podem ter prejuízos, já que Mato Grosso passa por um momento delicado quanto ao processamento do arroz em casca, em função da escassez do produto na região. O leilão será na modalidade Valor de Escoamento de Produto (VEP), no qual o Estado comprador tem o valor do frete custeado pela companhia.

Para tentar pelo menos adiar a realização do leilão, o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, afirma que há cerca de 30 dias encaminhou um documento à Conab e ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) solicitando que a venda fosse adiada para dezembro, quando os produtores locais teriam uma avaliação melhor sobre a quantidade do cereal produzido no Estado e de quanto precisariam importar de outras unidades da federação. "A situação está complicada pois a produção local não está sendo suficiente para oferecer a quantidade que as 35 plantas têm capacidade de processar. E no varejo o preço do arroz já aumentou 17% nos últimos 30 dias".

Gonçalves Filho afirma que sugeriu também que fosse realizado um leilão exclusivo para Mato Grosso, já que se ele for para toda a região Centro-Oeste outros Estados seriam beneficiados e os industriais locais ficariam no prejuízo. "A resposta da Conab é que eles realizariam esta reunião amanhã (hoje), cuja pauta é o direcionamento da produção a outro país. Por enquanto estamos aguardando e esperamos que as indústrias de Mato Grosso não sejam prejudicadas".





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/199787/visualizar/