Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 16 de Dezembro de 2013 às 18:59

    Imprimir


SUDESTE
 
O tempo segue instável na metade norte do Sudeste no decorrer da terça, dia 17. Assim, entre o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo, o dia fica bastante nublado, com chuvas a qualquer momento. Por outro lado, no centro-sul mineiro, sul capixaba e norte paulista, depois de um começo de dia de tempo firme e ensolarado, nuvens mais carregadas avançam sobre essas áreas e provocam chuvas mal distribuídas a partir da tarde. À tarde, o calor ganha força nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro. No restante do Sudeste, por conta das chuvas, as temperaturas são mais amenas.
 
Na quarta, dia 18, ainda chove forte na madrugada no norte de Minas Gerais. A região fica em estado de alerta por conta da condição para transtornos. Nos demais Estados do Sudeste, a condição é mais típica de verão, com sol entre muitas nuvens e clima bastante abafado. Ao final da tarde, nuvens mais carregadas avançam sobre parte do centro-sul mineiro, norte de São Paulo, boa parte do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, provocando chuvas isoladas e mal distribuídas. No restante de São Paulo, apesar do aumento da nebulosidade, não há previsão de chuvas no fim da tarde. Há expectativa de noites e madrugadas frias entre São Paulo e centro e sul de Minas Gerais até quinta, dia 19, com mínimas entre 12°C e 18°C. As máximas também ficarão baixas pelo excesso de chuva. Entre 21 e 25, as máximas ficarão baixas. Até o dia 30, os termômetros oscilam entre 21°C e 27°C no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
 
SUL
 
A massa de ar seco que cobre boa parte da região Sul e deixa o tempo firme na maioria dos municípios. Entre a madrugada e a manhã, há condição para chuvisco entre o litoral norte de Santa Catarine e o litoral paranaense. A partir da tarde, devido ao avanço de novas áreas de instabilidade, há previsão de chuva sobre o oeste do Paraná e de Santa Catarina. No restante da região, o tempo fica seco e com sol. A umidade do ar volta a ficar baixa no oeste e na campanha do Rio Grande do Sul, com valores entre 20% e 30% no período da tarde. A madrugada ainda fica fria, especialmente entre as serras gaúcha e catarinense. Durante a tarde, o calor ganha intensidade, deixando a tarde bastante abafada.
 
Na quarta, a massa de ar seco continua atuando, garantindo predominância de sol na maior parte da região. Ao final do dia, chuva fracas, isoladas e de baixo volume atingem o oeste e sul do Paraná, além do oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Pela manhã, as temperaturas são amenas em todos os Estados e, à tarde, as temperaturas se elevam e faz bastante calor, principalmente no oeste gaúcho. Além disso, há alerta para a baixa umidade relativa do ar sobre o oeste e região da campanha gaúcha. A expectativa é de noites e madrugadas frias entre o Paraná e o norte do Rio Grande do Sul até o dia 25, com mínimas entre 9°C e 15°C. Já as tardes serão de calor de mais de 35°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná até pelo menos o dia 30. Somente na faixa leste, entre o Litoral Norte do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná, as máximas ficarão mais baixas, oscilado entre 21°C e 27°C.
 
CENTRO-OESTE
 
Na terça, como a frente fria segue sobre o norte da região Sudeste, a umidade no Brasil Central fica mais concentrada, aumentando a condição de chuvas fortes principalmente sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. A partir da tarde, o risco de chuvas fortes acompanhadas de temporais isolados com ventos fortes e trovoadas também ocorre sobre o sul de Mato Grosso e no centro-norte de Mato Grosso Sul. As temperaturas permanecem elevadas, garantindo mais um dia de tempo abafado em grande parte do Brasil Central. No Estado goiano e no Distrito Federal, as máximas ficam mais baixas.
 
Na quarta, continua chovendo forte em Goiás durante todo o dia, com destaque para o norte desse Estado, com volumes elevados que passam dos 60mm, com possibilidade de transtornos já que o solo está bastante encharcado devido às chuvas dos últimos dias, causando condições para alagamentos e deslizamentos. Nos demais Estados também chove com menor intensidade e em forma de pancadas, alternadas com períodos de melhoria. O tempo continua abafado entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O excesso de chuva deixa a temperatura máxima mais baixa até o dia 30 em Goiás, Distrito Federal e centro e norte de Mato Grosso. De forma geral, os termômetros variam entre 21°C e 27°C. Em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, o calor predomina pelos próximos 15 dias com máximas de mais de 30°C.
 
NORDESTE
 
As chuvas seguem mais espalhadas sobre o sul do Maranhão e do Piauí, além do Estado baiano na terça. Há condição para chuvas fortes, que em pontos isolados, próximo da divisa entre Minas Gerais e Bahia, os acumulados podem passar dos 80mm. Já nas demais áreas do Nordeste, a situação do tempo praticamente não muda e segue com sol, temperaturas em rápida elevação e umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Apenas no centro-sul da Bahia é que as temperaturas ficam mais baixas.
 
Na quarta, há condição de chuva forte em todo o Estado baiano. São esperados volumes acima dos 100mm e temporais localizados, aumentando a condição para transtornos. Chove também no sul do Maranhão e do Piauí, além do Estado de Sergipe, mas de forma mais fraca e mal distribuída. Já nas demais áreas do Nordeste, a situação praticamente não muda e segue com sol, temperaturas em rápida elevação e umidade relativa do ar baixa no período da tarde. Apenas no centro-sul da Bahia é que as temperaturas ficam mais baixas. O excesso de chuva deixa a temperatura máxima baixa até pelo menos o dia 30 especialmente na Bahia e sul do Piauí. Os termômetros variam entre 21°C e 27°C. Já no norte e leste do Nordeste, o calor de mais de 35°C predomina.
 
NORTE
 
Nuvens carregadas distribuem chuvas sobre a região Norte na terça. Ao longo do dia, as pancadas de chuvas ocorrem de forma mal distribuída e intercaladas com períodos de abertura de sol, o que deixa o dia abafado. A partir da tarde, as áreas de instabilidade se intensificam e há condição para temporais isolados, principalmente entre o sul do Amazonas e do Pará, Rondônia e Acre. Apenas sobre o sul do Amapá e nordeste do Pará, o tempo fica firme e o sol predomina durante boa parte do dia. Na costa do Amapá, há condição para chuvas mais intensas e transtornos.
 
Na quarta, áreas de instabilidade tropicais seguem provocando chuvas típicas de verão sobre a região Norte. Ao longo do dia, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas se elevam, aumentando a sensação de abafamento. Além disso, segue a condição de chuva forte, acompanhada de temporais isolados sobre o sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins. Por outro lado, sobre o norte do Pará, apesar da variação de nebulosidade, não há previsão de chuva. Em relação às temperaturas, depois de mais uma madrugada abafada, o calor ganha força durante a tarde em toda a região. Novamente, sobre a costa do Amapá, há risco de chuvas fortes. O excesso de chuva deixa a temperatura máxima baixa no sul de Tocantins e do Pará até o dia 24, com termômetros entre 21°C e 27°C. Já na maior parte da região Norte, predomina o calor de mais de 35°C.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1998/visualizar/