A Volkswagen apresentou nesta quinta-feira (16) uma versão inédita do Gol 1.0 quatro portas. Adesivos, para-choque, apliques e suspensão elevada são as principais características do Gol Track, assim como as da agora atualizada versão Rallye, com propulsor 1.6. Mais simples, o Track chega por R$ 33.060. O Rallye, mais equipado, custará R$ 45.850 (com câmbio manual) e R$ 48.580 (automatizado), respectivamente.
"O Track foi criado para quem não pode pagar por um Rallye ou mesmo para quem não gosta dos apliques aventureiros, mas quer vencer buracos e lama", diz o gerente de produto da Volkswagen, Henrique Sampaio.
O destaque da versão está nos pneus de uso misto (asfalto e terra) e no interior, com todo o revestimento do carro modificado. Bancos e portas receberam tecido de PET reciclado; o resto, incluindo para-sóis e porta-malas, é revestido de carpete. O banco do motorista vem com regulagem de altura.
Nessa versão, a carroceria foi elevada em 23 milímetros. Os pneus são nas medidas 175/70 R14. Rodas de liga-leve são opcionais.
O Track tem travas e vidros dianteiros elétricos, mas ar-condicionado é opcional. Também é possível incluir o sistema ECO Comfort, que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica por meio de mensagens no painel, retrovisor elétrico e rádio CD-Player com leitor de arquivos MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, que, pagando à parte, pode ser combinado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros. O sistema exibe no painel do rádio uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui.
Entre itens de segurança de série estão airbag duplo com acionamento de luzes de emergência e luzes internas em caso de colisão, freios ABS com sistema ESS, que funciona como um alerta para evitar colisões traseiras.
O motor da versão Track é o 1.0 das demais versões do Gol, que desenvolve 76 cavalos de potência e cujo torque é de 10,6 kgfm a 3.850 rpm, quando abastecido com etanol. Com gasolina, a potência é de 72 cv e o torque, de 9,7 kgfm a 3.850 rpm. O câmbio é manual.
Há 7 opções de cores: quatro sólidas (branco, vermelho, preto e amarelo) e três metálicas (prata e dois tons de cinza).
Gol Rallye 2014
O Gol Rallye 2014 traz internamente diversos elementos que remetem aos carros off-road, mas o maior diferencial está na parte externa. O carro tem grade do radiador tipo colmeia, com friso cromado, faróis de dupla parábola com moldura escurecida e para-brisa com borda superior escura. Outro item que modifica seu visual é a bem trabalhada rodas de liga leve de 16 polegadas com design diferenciado e pintura em preto brilhante e acabamento diamantado. Há a opção ainda da cor prata escurecida.
Essa versão Rallye apareceu pela primeira vez em 2004, com a terceira geração do modelo, depois em 2007, com o Gol G4, e retornou em 2010, com o Novo Gol.
Na comparação com o Gol tradicional, o modelo é 28 mm mais elevado, sendo 23 mm na suspensão e 5 mm creditados aos novos pneus 195/50 R16.
Para a linha 2014, há rodas novas de liga leve de 16 polegadas. A carroceria continua sendo de quatro portas e foi mantido o motor 1.6 de 104 cv a 5.250 rpm e 15,6 kgfm de torque a 2.500 rpm, com etanol. Há opção de câmbio automatizado I-Motion e o pacote elétrico é completo.
Visualmente, o Rallye agora segue as mudanças aplicadas na reestilização do Gol em julho passado, e na picape Saveiro, no último mês, com a frente mais reta e cara de Fox.
A versão conta com alarme central, travamento com controle remoto, espelhos com regulagem elétrica, vidros traseiros elétricos, ar-condicionado, acionamento da seta com um toque e o sensor de aproximação de obstáculos traseiros. Ela conta ainda com airbag duplo, acionamento de luzes em caso de acidente e freios ABS com acionamento intermitente das luzes de freio.
Entre os opcionais há o sistema que orienta para condução mais econômica, banco em couro, banco traseiro bipartido, controle automático dos faróis, lanterna de neblina traseira, volante multifuncional e o novo rádio com sistema multimídia.
As opções de pintura são branco, vermelho, amarelo e preto, além de tons metálicos de cinza, vermelho e o prata.
Comentários