Oficina qualifica empreendimentos para expandir a comercialização
Empreendimentos da agricultura familiar orgânica, agroecológica e agroextrativista participam de oficina de planejamento comercial nesta quinta (16) e sexta-feira (17), em Curitiba (PR), na sede do Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD), parceiro do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para inserção de produtos familiares em grandes mercados. A atividade visa promover ações de comercialização para os empreendimentos acessarem mercados internos e externos de modo estratégico.
“O MDA pretende dar um salto de qualidade nas relações que mantêm com os empreendimentos da agricultura familiar no segmento de orgânicos, agroecológicos e produtos da sociobiodiversidade”, destaca o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav) da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Nilton Pinho de Bem, que participa da oficina.
Nilton assinala que o MDA tem metas alinhadas com a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. “E temos de ir além da promoção comercial de maneira que tenhamos não apenas produtos de qualidade, mas também volume maior de produtos sendo comercializados e, isso quer dizer, um maior nível de inclusão produtiva e social”, completa o diretor.
Durante a oficina, será apresentado um diagnóstico de cada empreendimento com suas peculiaridades e quais são os mercados com mais chances de fazer negócio, além de traçar um mapa estratégico para qualificar os empreendimentos, ou seja, definir o que precisa ser desenvolvido internamente para conquistar novos mercados. Na programação, há painéis do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) sobre a campanha Brasil Orgânico e Sustentável, o programa de Agroindústria e o acesso à rede varejista.
No encontro, terá apresentações sobre os eventos em que os empreendimentos têm a oportunidade de mostrar seus produtos, conhecer compradores, fazer negócios e expandir a comercialização, como a feiras Biofach (maior feira de orgânicos do mundo) e Natural Tech, que ocorre em junho, em São Paulo Ao final da oficina, um levantamento das possibilidades de ações comuns entre os empreendimentos vai apontar consórcios comerciais entre eles.
Projeto
A oficina é uma das iniciativas do Projeto de Fortalecimento da Agricultura Familiar Orgânica, Agroecológica e Agroextrativista. Ela faz parte das ações da chamada pública de 2011 onde o MDA selecionou o IPD para executar a chamada até 2014 e atender 31 empreendimentos. Todos eles foram convidados para participar do encontro.
Um deles é a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), do Espírito Santo. Os 200 agricultores familiares produzem café arábica cru para exportação e fazem o processamento para vender o café torrado e moído aos mercados nacionais, além de comercializar a produção de hortifrutigranjeiro pelo Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae).
“O conceito da cooperativa é que nós, agricultores familiares, temos consciência de produzir produtos orgânicos e agroecológicos, porém a grande dificuldade é a comercialização. Então essa oficina é de grande importância porque vai possibilitar abrir oportunidades de mercado”, assinala o presidente da Coofaci, Paulo Márcio Reis Fernandes.
Comentários