Prova Brasil vai avaliar 5,5 milhões de alunos de escolas públicas
Cinco milhões e 500 mil alunos do ensino fundamental das escolas públicas urbanas de todo o país vão fazer, no período de 5 a 20 de novembro, os testes de matemática e língua portuguesa da Prova Brasil.
O exame vai avaliar a qualidade do ensino das escolas públicas do país. As provas serão aplicadas somente para os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.
A prova Brasil é realizada de dois em dois anos e esta é a segunda vez que ela é aplicada. O resultado será divulgado no ano que vem e servirá para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica.
Reinaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), lembra a importância de os alunos fazerem a prova. "A Prova Brasil é muito importante e é a segunda vez que está sendo aplicada. Todas as escolas participam. Assim você dá mais transparência ao sistema e os pais dos alunos podem ter acesso à escola ou ao seu desempenho. A vantagem da Prova Brasil é que ela é feita de escola em escola e, com isso, é possível ter um diagnóstico não só do sistema geral, mais de cada município e de cada escola. A informação para os pais é bem maior, não apenas de como vai a educação do seu país, mas também sobre a escola em que o filho dele está matriculado", afirma.
Além das provas, serão aplicados questionários para coleta de informações sobre pais, alunos, professores, diretores e escolas, como, por exemplo, se os pais ajudam nos deveres de casa, se os professores têm cursos de aperfeiçoamento, a forma de ingresso de diretores, se a escola tem computadores. Essas informações vão ajudar o Inep a conhecer melhor a estrutura de cada unidade.
Neste ano, a Prova Brasil será aplicada por um consórcio formado pela Fundação Cesgranrio e pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) da Universidade de Brasília (UnB).
Comentários