CPF - Prazo para declaração de isento termina dia 30 de novembro
O prazo de entrega das declarações de isento para a Receita Federal vai até o dia 30 de novembro. A declaração deve ser feita por quem teve, em 2006, rendimentos tributáveis de até R$ 14.992,32. O contribuinte que não entregá-la por um ano tem o CPF enquadrado na situação ´´pendente de regularização´´. Caso deixe de declarar por dois anos o CPF é suspenso.
O contribuinte pode declarar pela internet www.receita.fazenda.gov.br, nas agências do Banco do Brasil, do Banco Popular do Brasil e da Caixa Aqui, Lotéricas e nos Correios.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) alerta aos acadêmicos que fiquem atentos ao prazo e mantenham o CPF atualizado. Problemas no CPF podem impedir, por exemplo, a participação do aluno no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e em viagens de estudos ou aulas de campo, pois a instituição não tem como autorizar o seguro de acidentes pessoais.
Para atualizar os dados, o aluno deve entrar em Portal do Aluno, digitar o número de matrícula (sem traço nem ponto) e senha. Em seguida, na página ´´restrita somente para alunos´´, deve clicar no menu Aluno e escolher a opção ´´atualizar dados pessoais´´. Alem do CPF, deve aproveitar para atualizar os demais dados - endereço, telefones e e-mail - também necessários para o Enade e demais rotinas acadêmicas. Não deve esquecer de apertar o botão gravar para salvar todos os dados.
Se o CPF estiver irregular, o aluno deverá procurar a Receita Federal. Muitos estudantes tiveram seu CPF cancelado, por falta da Declaração de Isentos, por exemplo.
Comentários