Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 02 de Novembro de 2007 às 11:39

    Imprimir


Teerã, 2 nov (EFE).- O Irã qualificou de "construtiva" a negociação com a AIEA, enquanto ignora a reunião de hoje em Londres entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha para estudar o endurecimento das sanções contra a República Islâmica.

As autoridades e os veículos de comunicação iranianos não se referem hoje ao encontro de Londres. O líder supremo, Ali Khamenei, e o presidente Mahmoud Ahmadinejad, deixaram claro que os iranianos "não temem as sanções" que "prejudicariam mais" quem as impõe.

Um dos principais negociadores iranianos em matéria nuclear, Javad Vaidi, chamou de "construtivas" e "satisfatórias" as negociações dos últimos quatro dias em Teerã com o subdiretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Olli Heinonen.

"Respondemos a todas as perguntas da AIEA sobre as centrífugas P1 e P2" para o enriquecimento de urânio, disse Vaidi à agência de notícias iraniana "Irna".

Ele afirmou que "as duas partes consideram satisfatório o resultado de suas reuniões" entre segunda e quinta-feira.

"Estamos esperando a avaliação da AIEA sobre as informações que apresentamos", acrescentou.

Vaidi é assessor do secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional iraniano.

As conversas concluídas ontem à noite são as últimas entre o Irã e a AIEA antes de o diretor da agência, Mohamad ElBaradei, apresentar seu relatório ao Conselho de Governadores do órgão, no próximo dia 22.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200255/visualizar/