Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 01 de Novembro de 2007 às 23:48

    Imprimir


- Em uma nota divulgada nesta quinta-feira, o Itamaraty afirma que a decisão da Justiça britânica de condenar a polícia no caso da morte de Jean Charles de Menezes "abre caminho para novas iniciativas em favor da família" do brasileiro.

"Embora sem singularizar os indivíduos responsáveis pela tragédia, a decisão reconhece a responsabilidade da Polícia Metropolitana no caso e abre caminho para novas iniciativas em favor da família daquele inocente cidadão brasileiro", diz a nota.

"O Ministério das Relações Exteriores renova a solidariedade e o apoio do governo brasileiro à família de Jean Charles de Menezes e continuará acompanhando o caso e prestando a assistência cabível", afirma.

A Polícia Metropolitana de Londres foi considerada culpada nesta quarta-feira de colocar a segurança pública em risco no episódio que resultou na morte do eletricista brasileiro, em 2005.

A polícia foi condenada a pagar multa de 175 mil libras (cerca de R$ 634 mil) e mais 385 mil libras (cerca de R$ 1,394 milhão) pelos custos do processo.

Jean Charles foi morto a tiros pela polícia em 22 de julho de 2005, ao entrar em um vagão de metrô na estação de Stockwell, no sul de Londres, depois de ser confundido com um homem-bomba.

A promotoria identificou 19 falhas da operação policial nas horas anteriores à morte de Jean Charles.

O eletricista brasileiro foi morto um dia depois de atentados frustrados contra o sistema de transporte de Londres.

A comandante Cressida Dick, que estava à frente da operação, foi isenta de qualquer responsabilidade individual.




Fonte: BBC Brasol

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200292/visualizar/